WTM Latin America será palco para debates sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade
   29 de março de 2023   │     12:00  │  0

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. A frase atribuída a Mahatma Ghandi traz uma mensagem forte que é interpretada de forma literal pela organização da WTM Latin America. O principal evento B2B de turismo da região é também campo fértil para reunir as pessoas certas e compartilhar iniciativas com o potencial de transformar os destinos em lugares melhores e de ressignificar os negócios por meio de condutas responsáveis.

Além da entrega do Prêmio de Turismo Responsável a profissionais e empresas de destaque, a WTM Latin America sempre reservou um espaço democrático para discutir essas temáticas, atuando de forma vanguardista na promoção dos debates para a construção de um turismo melhor. Na edição que comemora 10 anos de evento, os visitantes interessados em conhecer essas ações e aprender com seus protagonistas têm espaço reservado no Explore Transformation Theatre.

Com programação robusta, o teatro trará debates atuais, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade, com foco em dados e no compartilhamento de experiências de sucesso que podem ser replicadas em diferentes locais. A curadoria do espaço é de Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para Turismo Responsável, mestre em Turismo Responsável pela Manchester Metropolitan University e membro do Centro Internacional de Turismo Responsável.

Ele destaca a programação do Explore Transformation como uma ferramenta valiosa para sensibilizar os visitantes da WTM Latin America a partir do exemplo. A programação diversa pretende atingir o maior número possível de pessoas para tratar de temas urgentes no planejamento e na operação centrada em uma conduta mais responsável dentro do turismo.

Participação do poder público

Representantes do poder público foram convocados a compartilhar suas ideias no painel que marca a estreia do teatro. A sessão “Um novo futuro: os desafios dos novos governos para a sustentabilidade no turismo” trará profissionais que atuam no Governo Federal e na esfera estadual para debater as políticas em curso e o avanço no planejamento da atividade turística voltada ao desenvolvimento sustentável. A ideia é entender como o turismo responsável pode contribuir para melhorar a estruturação de economias, o desenvolvimento social, a proteção de culturas e do meio ambiente.

O turismo afrocentrado é outro tema de destaque na programação do teatro, direcionada especialmente à cadeia de vendas. A palestra “O afroturismo e o agente de viagens: O que o agente de viagens precisa saber?” terá a participação de grandes nomes do afroturismo brasileiro para detalhar o assunto que ainda carece em compreensão e para compartilhar ensinamentos valiosos nessa abordagem que é cada vez mais mencionada.

No painel “Os avanços do turismo em territórios indígenas” palestrantes abordarão como certos núcleos de povos originários vêm se estruturando para receber os viajantes, em um movimento que vem resultando em mais oportunidades para o desenvolvimento econômico local e à proteção cultural. O painel também trará dados relacionados à conduta esperada de representantes do setor de viagens que trabalham ou pretendem desenvolver ações em parceria com as comunidades indígenas.

“Sustentabilidade além da responsabilidade: como minha empresa ou destino pode transformar desenvolvimento sustentável em mais turistas” é outro painel que promete atrair as atenções, pelo teor didático e prático contemplado. O teatro terá, ainda, debates relacionados à gestão de resíduos, à participação dos criadores de conteúdo como apoiadores ou antagonistas nas iniciativas protecionistas, a relação entre gastronomia e desenvolvimento local e as interações da cadeia de fornecedores do turismo com a conservação ambiental.

Além dos temas escolhidos em conjunto com a organização do evento, o teatro terá um número recorde de palestrantes e mediadores mulheres, LGBTQIAPN+, negros e indígenas que subirão ao palco para compartilhar suas histórias. Para Gustavo Pinto, dar voz àqueles que representam o que há de mais rico e importante no turismo latino-americano reforça a responsabilidade e a postura prática da WTM Latin America em relação a essas temáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *