Conselho Estadual de Cooperativas define ações de fomento para o setor em Alagoas
   29 de março de 2023   │     11:07  │  0

Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) se reuniu na tarde de ontem, 28, na Sala dos Conselhos, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no bairro do Jaraguá. Esse é o primeiro encontro do Conecoops em 2023, que se reuniu para planejar e debater estratégias de fomento do segmento cooperativista em Alagoas.

Presidido pela  secretária Sedics, Caroline Balbino, o Conselho é formado por representantes da sociedade civil e de secretarias estaduais para articular políticas a partir do diálogo entre as cooperativas e o Governo do Estado.

Segundo a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a primeira reunião do ano serve para traçar as estratégias que serão adotadas no decorrer do ano para fomentar o crescimento do setor cooperativista em Alagoas.

“Essa é a primeira reunião do ano deste Conselho tão fundamental para o desenvolvimento do setor cooperativista em Alagoas. No encontro debatemos e alinhamos as estratégias que serão utilizadas no decorrer do ano para fomentar ainda mais o segmento cooperativista no estado. Esse é um dos setores que mais cresce em Alagoas, movimentando a economia e gerando emprego e renda para milhares de alagoanos”, disse.

Também foi discutido durante a reunião a apresentação da nova Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária; a criação das Câmaras Temáticas para o setor; revisão da Lei e do Decreto do Cooperativismo; apresentação do status do fomento pela Unicafes e a apresentação de propostas para o programa de apoio ao cooperativismo.

Conecoops

Encabeçado pela Sedics, o Conecoops conta com a participação das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *