Salvar os corais e proibir uso de protetores solar e barcos a motor nas piscinas naturais
   16 de junho de 2022   │     21:00  │  0

 

Os corais em tudo mundo vem sofrendo com a ação do homem e a extinção é um problema já detectados no Brasil. Aqui em Alagoas, precisamente em Maceió, as famosas piscinas naturais de Pajuçara foram as primeiras vítimas dessa ação descontrolada. Os corais coloridos desapareceram e hoje o que resta são os restos do que foi um dia um dos lugares mais lindos do Mar de Maceió.

Diante desta fato é preciso radicalizar no cuidado com nosso patrimônio natural, que tanto atrai os turistas. Um exemplo a ser seguido é o Havia, nos Estados Unidos, que é o primeiro estado daquele país  a proibir protetores solares contendo oxibenzona e octinoxato.

Além disso, o condado de Maui proibiu todos os protetores solares não minerais , e a ilha do Havaí está atualmente considerando leis mais rígidas. O mal é que os filtros solares químicos são lavados no oceano, ameaçando a vida marinha e contribuindo para o branqueamento dos corais.

Membros da indústria do turismo, incluindo muitos hotéis e operadores turísticos nas ilhas, provaram ser importantes defensores do meio ambiente e são, em muitos casos, os primeiros a educar os visitantes sobre como a troca de protetores solares pode beneficiar os ecossistemas marinhos.

“Você sabia que os recifes de coral são o maior ser vivo da Terra? Você sabia que o Havaí tem 80% de todos os recifes de coral em todos os Estados Unidos?” diz Nate Brovelli, funcionário da Aston na Whaler Kaanapali Beach , em um vídeo informativo. “Bem, no Havaí, estamos nos esforçando muito para cuidar de nossa terra, mar e meio ambiente, mas precisamos da ajuda de todos.”

Desde 2017, a Aqua-Aston Hospitality , que tem mais de 40 hotéis nas ilhas, aumentou a conscientização sobre os benefícios ambientais dos protetores solares à base de minerais por meio de sua campanha #ForOurReef . Seus hotéis não apenas fornecem dispensadores de protetor solar no local para os hóspedes, mas também implementaram sinalização em suas propriedades.

Outros também estão tomando a iniciativa. O Napili Kai Beach Resort distribui amostras grátis para os hóspedes, o Sheraton Maui Resort & Spa e o Fairmont Kea Lani oferecem dispensadores de protetor solar de cortesia em suas piscinas e praias e a Holo Holo Charters oferece protetor solar seguro para recifes em todos os seus passeios de barco.

O Four Seasons Resort Maui em Wailea realizou uma campanha de troca de protetor solar este mês com o Project Reef Suncare, um novo produto que agora é oferecido gratuitamente aos hóspedes em sua praia e piscinas.

“Estamos entusiasmados em participar do lançamento das ofertas de protetores solares minerais no Four Seasons Resort Maui”, disse Matt Roomet, fundador do Project Reef. “Desde que lançamos o Project Reef em março de 2022, estamos trabalhando a todo vapor para banir os protetores solares químicos nos EUA. com protetor solar químico e mudando para mineral agora.”

Todas essas ações são passos importantes que, coletivamente, ajudarão a fazer a diferença na melhoria da saúde do oceano.

Esta na hora dos órgão ambientais em Alagoas abrirem o debato sobre o uso de protetores solares, assim como bronzeadores e até mesmo motores a combustão próximo aos corais. É hora de exigir o uso de velas nas embarcações que fazem os passeios ás piscinas naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *