Reclassificação do aeroporto continua “travado” e Aena acompanha processo
   29 de julho de 2020   │     22:02  │  1

 

O aeroporto Zumbi dos Palmares continua ainda sem obter a reclassificação Delta (4D), que possibilitaria a colocação de Alagoas na rota internacional de várias companhias aéreas da Europa; além de facilitar a vinda de voos charters, que sempre sofrem com a demora do processo burocráticos para se obter uma licença especial.

O processo se encontra há sete meses “travado”, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sem nenhuma informação sobre os motivos dessa estagnação. Mês passado surgiu a informação dos corredores do Congresso em Brasília, que se tratava de “retaliação”, política do Governo Bolsonaro, ao Estado de Alagoas.

Os trade alagoano se esforçou durante todo ano de 2019, para acelerar as obras de adequações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Secretaria de Aviação Civil (SAC), para a conquista da categoria Delta (4D). Houve impasses com o problemático gestor da prefeitura de Rio Largo, para retirada de obstáculos que colocavam em perigo as operações dos voos. Vencida essa fase o processo foi finalmente concluso em Alagoas subindo para a Anac em Brasília, onde desde dezembro de 2019 se encontra “travado”.

Aena

Obras também foram realizadas no aeroporto, antes mesmo de ser feito o leilão, que permitiu que a empresa Aena administrasse o equipamento aeroportuário. Procurada pelo nosso blog a empresa espanhola emitiu o seguinte comunicado: “A Aena Brasil informa que está em tratativa com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a respeito da reclassificação do Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares para a categoria 4D, que permitirá receber voos internacionais de maior porte no terminal. A intenção da companhia é contribuir com esse processo.

Neste momento específico, os esforços estão concentrados na retomada das operações internacionais de forma geral, que estão restritas até o dia 29/07 mediante a portaria 340 do Governo Federal”.

A esperança agora é que algum parlamentar federal interceda para “destravar” o processo de reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares e colocar Alagoas na rota dos voos internacionais, possibilitando a operação com aeronaves de grande porte.

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    Acho que a vacina contra a Covid 19 deve sair primeiro que a classificação do Aeroporto de Macêio ,!
    Parabéns Srs Políticos da nossa bancada Federal em Brasília, parabéns Sr Governador, estamos muito bem representados por Vossas Excelências.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *