Penedo está no meu primeiro roteiro de viagens
   2 de maio de 2020   │     16:00  │  0

 

Um das primeiras viagens que pretendo fazer é ir a belíssima Penedo, para matar as saudades do rio São Francisco, seus museus, igrejas e o passeio pelas suas ruas centenárias e a noite me refugiar em dos bares ou restaurantes, para aproveita a noite boêmia que a Cidade dos Sobrados oferece.

Mas o maior desejo é me hospedar no charmoso Hotel São Francisco, onde poderia matar a vontade de tomar o melhor café da manhã de toda região do Baixo São Francisco, no restaurante do Comendador, de onde se tem a glamurosa vista da cidade e do rio. Não tem igual! Aquele pão francês crocante, com geléia de morando, mungunzá quentinho, café com leite no ponto e tantos quindins, além do atendimento gentil dos funcionários.

O Hotel São Francisco é atualmente um dos hotéis mais antigos e charmosos de Alagoas e foi construído 1962 por um dos industriais que fizeram história em Alagoas, o comendador José da Silva Peixoto, sendo um marco da arquitetura moderna em Alagoas.

O Hotel foi erguido no Centro Histórico de Penedo, em meio ao casario colonial da cidade, contrastando com a arquitetura dos prédios em sua volta, mas que foi superado com o decorrer do tempo e hoje faz parte do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade, que é tombada pelo patrimônio histórico nacional

A pontuação conquistada pelo Hotel São Francisco foi comemorada pelo gerente e herdeiro, Roberto José e sua esposa Aline Peixoto, que juntos estão realizando um grande esforço para manter o hotel funcionando, sendo hoje o principal equipamento hoteleiro da região.

O Hotel São Francisco continua a ter todo charme dos anos 60 e 70, quando hospedava as estrelas do cinema brasileiros, quando Penedo sediava o Festival Nacional de Cinema, que hoje ocorre em Gramado, no Rio Grande do Sul.

O espaço onde funcionava o antigo Cine São Francisco e está localizado no subsolo do Hotel foi transformado em um centro de convenções, com capacidade para mil pessoas e dotado de tecnologia de ponta para realização de eventos. O Centro de Convenções está praticamente pronto e deverá se inaugurado nos próximos dias.

Parabéns ao Hotel São Francisco e a linda cidade de Penedo, que caminha para consolidação da atividade turística.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *