Diretor do SAE denuncia que Casal fornece água salgada em Maragogi
   26 de agosto de 2019   │     9:30  │  0

 

O diretor do Serviço de Águas e Esgotos (SAE) de Maragogi, Jailson Gordo em entrevista hoje na rádio Maragogi FM, denunciou que a água fornecida pela Companhia de Saneamento de Águas (Casal) fornecida a população está salinizada e aponta a falta de atenção da gerência com a situação que não controla os poços artesianos.

Jailson Gordo, que já foi vereador recomendou que a população tomasse cuidado no consumo dessa água fornecida pela Casal e acrescentou que se paga uma conta cara e que tem faltado durante vários dias do mês.

O diretor do SAE recomendou a mobilização da população e da Câmara de Vereadores para exigir da Casal melhorias no fornecimento da água. Segundo ainda ele, o problema em Maragogi é a falta de fiscalização dos poços, para identificar os que estão salinizados.

“Nós sempre acompanhamos a qualidade da água dos poços do SAE e por isso nossa água tem 93% de pureza”, disse ele. A situação do lençol freático, não só em Maragogi, mas também Japaratinga, vem sofrendo um processo salinização gradual, porque todo abastecimento a população é baseado em bateria de poços artesianos, quando deveria ter uma barragem reguladora.

O diretor do SAE de Maragogi alertou para o agravamento da situação no verão, quando o nível do lençol freático baixa sensivelmente e alguns pontos some, deixando poços secos. Jailson Gordo disse também o município está se preparando, perfurando novos poços para evitar a “seca” no Litoral no verão.

Câmara

O vereador Jailson Barbosa ( que não é o Gordo) denunciou também na sessão ordinária da Câmara da última quinta-feira (22) também que a Casal vem cobrando uma média das contas das casas de veraneio, em vez das taxa mínima estipulada.

Segundo ainda o vereador existem três poços artesianos salinizados e uma bomba quebrada há bastante tempo, prejudicando a toda população. Os moradores de Barra Grande e Adélia Lira também sofre com o racionamento do fornecimento de água em pleno inverno.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *