Lixões no Sertão são encerrados
   3 de abril de 2018   │     16:20  │  0

 

Encerramento do lixão em Delmiro Gouveia com a presença do prefeito Eraldo Cordeiro

Uma ação histórica do Ministério Público Estadual junto com as prefeituras dos municípios associados ao Consórcio de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (CRESSAL) foi realizada ontem durante todo o dia: o encerramento dos lixões.

O ato foi realizado com a presença do Procurador Geral do de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, acompanhado por outros promotores de justiça, além dos prefeitos dos municípios e ambientalistas.

 

Os gestores dos municípios integrantes do CRESSAL dão assim cumprimento ao acordo realizado ano passado, quando assinaram um documento se comprometendo em encerra os lixões e transportar os resíduos produzidos por suas cidades para um local certificado ambientalmente.

Encerramento do lixão em Canapi com a presença do prefeito Vinicius Lima que já estava levando o resíduos para o aterro do Cigres

O prazo para o encerramento dos lixões determinou em agosto de 2014, (Lei 12.305/10), mas os gestores nunca foram cobrados. Quando o novo Procurador Geraldo de Justiça Alfredo Gaspar assumiu o cargo determinou o cumprimento da lei, dando assim uma resposta a sociedade que cobrava uma ação do MP.

Sabedor das dificuldades herdades pelos atuais gestores, o procurador deu ainda um prazo que os prefeitos procurassem se adequar a legislação com um prazo que terminou ontem dia 3 de abril.

Iniciativa

O Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar, elogiou a iniciativa tomada pelos gestores dos municípios integrantes do CRESSAL e destacou o papel desempenhado pelo prefeito de Delmiro Gouveia Eraldo Cordeiro, que o procurou em Maceió para convidá-lo para solenidade.

Segundo ainda ele o prefeito de Delmiro Gouveia externo sua angustia e de seus colegas em querer cumprir a lei, mas que estavam impossibilitados diante da grave crise financeira que se abate sobre os municípios.  O problema ambiental foi uma das heranças deixadas pelos ex-gestores que não cumpriram a lei.

O Procurador Geral de Justiça pretende percorrer todos os municípios alagoanos, para verificar se o acordo assinado ano passado está sendo cumprido, ou seja, se os lixões foram encerrados e os resíduos estão sendo encaminhados para os locais certificados ambientalmente.

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *