Incêndio em lixão desperta preocupação para combustão espontânea
   2 de janeiro de 2024   │     10:31  │  0

A cortina de fumaça que tomou de Maceió e parte da região metropolitana nesta madrugada, pode ser apenas um sinal de uma tragédia que pode ocorrer a qualquer momento, no local, onde era o antigo lixão no bairro de Jacarecica. Hoje o local aparenta normalidade devido a uma camada de argila e grama que cobre uma montanha de 60 metros de resíduos que foram depositados durante mais de 50 anos.

O local deveria passar por um processo de recuperação e monitoramento ambiental para administrar a combustão espontânea que está ocorrendo internamento naquela montanha e lixo, escondida pela camada de grama. A empresa encarregada da recuperação ambiental do local, até hoje não realizou todos os procedimentos exigidos no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), realizado pelo Ministério Público Federal.

Para os ambientalistas, o local é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento, principalmente com o processo de aquecimento global com o aumento da temperatura.

Até o momento se tem a certeza de que o incêndio ocorrido naquele local foi provocado por ação humana, como também pode ser por combustão espontânea, devido às altas temperaturas. Contudo, o ocorrido serve de alerta para que as autoridades voltem sua atenção à recuperação ambiental do antigo lixão de Maceió.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *