V2 Ambiental não cumpre TAC do MPF
   17 de maio de 2022   │     5:57  │  0

A área onde se localizava o antigo lixão de Maceió, no bairro de Jacarecica, até hoje não foram realizados os procedimentos adequados para segurança da população, segundo denúncia realizada pelo advogado e ex-secretário municipal de meio ambiente, Alder Flores. O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), determinado pelo Ministério Público Federal, não vem sendo cumprido pela empresa V2 Ambiental, que seria a responsável pela área.

Segundo Alder Flores, em entrevista a TV Gazeta, o acesso continua aberto à população e até existe a presença de animais, além de um lago de chorume e a ausência dos queimadores de gás, o que representa um alto risco de combustão espontânea. Neste caso seria uma tragédia para os moradores das proximidades e também aos frequentadores de um shopping center, que fica próximo.  Alder Flores, alerta para o vazamento do Chorume para o lençol freático e chega também às praias.

Segundo ainda a reportagem da TV Gazeta, existe um inquérito civil contra a empresa V2 Ambiental, e que apura danos ambientais, no antigo vazadouro do antigo lixão de Maceió e que estaria levando ao lançamento de chorume para às praias de Jacarecica e Cruz das Almas.

Alder Flores, recomenda novos estudos para atualizar os danos que o antigo lixão vem causando ao meio ambiente, para que o município de Maceió tenha conhecimento da real situação.

MPF

O MPF informou à reportagem da TV Gazeta que solicitou à Prefeitura de Maceió, também informações sobre o contrato com a V2 Ambiental, mas até o momento nada foi informado.

Já o Ministério Público Estadual (MPE) informou que também existe procedimento que também apura a situação do antigo lixão, uma representação formulada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

Segundo ainda a reportagem da TV Gazeta, a V2 Ambiental, em nota informou que o trabalho no antigo lixão é um plano de recuperação da área e que realiza o tratamento do chorume coletado. Contudo, o ex-secretário municipal de meio ambiente, Alder Flores, até hoje a empresa não cumpriu, o que determinou o TAC do Ministério Público Federal e tão pouco ao Ministério Público Estadual.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *