Mineradora Vale Verde acusada de colocar em risco saúde dos trabalhadores
   18 de fevereiro de 2022   │     5:00  │  0

Esta semana publicamos a denúncia realizada por um operário, trabalhador da Mineradora Vale Verde (MVV) de que o ambiente de trabalho é perigoso a saúde, devido a densidade da poeira produzida pelo processo de mineração para extração do cobre.

O trabalhador, relata em seu e-mail enviando: “Sou o R. Não quero ser identificado. Se forem fazer qualquer matéria que envolva a MVV, especialmente se relacionar a poeira, favor informar q os empregados não recebem adicional de insalubridade. Se os moradores das comunidades ao entorno da MVV reclamam da poeira, imagina nós, da operação e do administrativo que ficamos sob esses materiais particulados horas ao dia e sem direito a adicional insalubridade. Favor denunciar isso por nós.  Já tentamos reclamar internamente na empresa e não deu em nada. Obrigado “R”.

Vamos preservar o denunciante, já que o clima de pressão e o medo impera dentro da Mineradora Vale Verde, que também mantém a distância a imprensa, deixando de ser transparente quanto a atividade de mineração. A empresa, que vem sendo chamada de a “nova Braskem do Agreste”, mal iniciou suas perigosas atividades e já dar sinais das tragédias que trará para os moradores da região.

Agora só resta ao Ministério Publico do Trabalho, investigar as denuncias. Quanto a nós da imprensa continuaremos denunciado as mazelas da prática danosa à vida e ao meio ambiente

MVV/Nota

A Mineradora Vale Verde, através de sua assessoria de imprensa, nos enviou uma “nota”, em resposta a denuncia realizada pelo Operário da empresa, o Senhor R. A nota tenta explicar que a empresa prima pela segurança dos trabalhadores e destaca o uso de máscara, e outros equipamentos, mas não responde a principal indagação das vítimas da poeira que o pagamento do adicional de insalubridade.

Na nota, a Mineradora alega que “não há caracterização de ambientes de trabalho insalubres, que seriam aqueles em que os EPIs não seriam suficientes para garantir condições de trabalho salubresAdicionalmente, a MVV também possui o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com base em um conjunto de normas, procedimentos e instruções técnicas estruturadas e aplicáveis às atividades executadas em nossas dependências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *