Testes reconhecimento facial para embarque é realizado em Congonhas
   22 de novembro de 2021   │     17:33  │  0

 

O aeroporto de Congonhas em São Paulo é o primeiro a testar o reconhecimento facial de passageiros através do Programa “Embarque + Seguro 100% Digital” do Governo Federall. A ferramenta digital usa a leitura facial biométrico dos pilotos e comissários de bordo no Aeroporto de Congonhas. A tecnologia dispensa a apresentação dos documentos de identificação dos tripulantes no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.

Os testes estão sendo utilizados inicialmente com tripulantes das empresas aéreas Azul, Gol e Latam com base em Congonhas. A fase de testes terá duração de 15 dias, podendo ser ampliada, e será estendida para o Aeroporto Santos Dumont (RJ).

Os testes combinam ao mesmo tempo duas tecnologias disruptivas: a carteira digital do tripulante e o reconhecimento biométrico do Embarque + Seguro, segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Segundo o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, o avanço da implantação do reconhecimento facial nos aeroportos mais movimentados do país é fundamental para o crescimento da aviação civil e tem potencial de colocar o setor aéreo brasileiro entre os mais avançados em tecnologia.

O objetivo Essa ação é facilitar e simplificar a vida de cada usuário do transporte aéreo, sejam eles passageiros ou tripulantes. Contribui também para aumentar o nível de segurança nos aeroportos e a confiabilidade na identificação, ao permitir a interação com o reconhecimento facial do CHT Digital de tripulantes.

Fotos: Divulgação/Infraero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *