Moradores não suportam mais mau cheiro do aterro sanitário de Maceió e problema chega às praias
   11 de maio de 2021   │     9:50  │  0

 

Enormes lagoas de chorume no alto dos morros são uma ameaça aos moradores do litoral, no bairros de Guaxuma, Riacho Doce e Garça Torta

Os moradores dos bairros do Benedito Bentes e Carminha, localizados próximos a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió, denunciam que a situação sanitária é insustentável diante do mau cheiro que exala das células de aterro sanitário. Os moradores também denunciam o vazamento de chorume, que coloca em risco a saúde de mais de 25 mil pessoas que vivem naquelas localidades.

O problema é antigo e se agrava a cada ano e agora também atinge os bairros de Garça Torta, Riacho Doce, Guaxuma, além dos condomínios Atlantis e Morada da Graça, que todos os dias, principalmente no final da tarde, quando o vento muda de direção (terral) e traz o mau cheiro de metano da CTR.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) já emitiu um relatório sobre o agravamento do problema e chegou a recomendar o encerramento das operações da CTR devido a saturação da área onde está localizado e também as recorrentes violações da legislação ambiental, o que tem resultado em sucessivas notificações aplicadas.

Uma das mais graves foi a ocorrida em 2018, quando a Polícia Civil flagrou o derramamento de chorume, realizado pelas carretas locadas pela empresa que opera no aterro, em uma área próxima ao aeroporto Zumbi dos Palmares. O flagrante se transformou em inquérito policial que foi encaminhado ao Ministério Público que se transformou em um processo criminal.

O IMA também chegou a flagrar um dreno em um dos tanques de chorume, que deságua na vegetação próxima. As violações ambientais têm sido constantes e agora se amplia para bairros próximos ao litoral, fato que preocupa o mercado imobiliário que pode sofrer desvalorização dos empreendimentos nos bairros da região Norte de Maceió.

FOTOS:

DRENO DE CHORUME FLAGRADO NO PÉ DA LAGO DE TRATAMENTO

MORADOR DO CARMINHA DIZ QUE SITUAÇÃO É INSUSTENTÁVEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *