Iphan e Embratur discutem divulgação do patrimônio histórico
   22 de outubro de 2020   │     23:04  │  0

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, discutiram ontem ações para o desenvolvimento de projetos e parcerias entre as duas instituições. Na pauta do encontro também estava o alinhamento para a promoção dos patrimônios históricos e culturais do Brasil, além dos já reconhecidos mundialmente.

Foram apresentadas propostas por ambas as equipes das instituições para projetos em parceria, como a elaboração e divulgação de tours virtuais de sítios históricos. Como exemplo, o presidente da Embratur pleiteou o reconhecimento da Festa do Peão de Barretos como patrimônio cultural brasileiro, e ressaltou ainda que a festa é o segundo maior rodeio do mundo. O IPHAN apresentou o projeto de promoção de sítios históricos e salientou que, além de reconhecer e tombar imóveis, a nova gestão busca participar diretamente da administração dos sítios.

“Essa visão de aproximação com os patrimônios históricos gera valor e senso de pertencimento para a população local”, ressaltou a presidente do IPHAN. O Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, também apresentou um projeto que já vinha sendo desenvolvido pela Embratur e que, agora, com um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, poderá ser trabalhado pelas duas instituições.

Participaram da reunião pelo IPHAN, o Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento, Raphael João H. Fabrino; o Chefe de Gabinete, Marco Antônio; a Chefe de Gabinete Substituta, Marcia de Souza; e o Assessor de Comunicação, Ricardo Pettena. Pela Embratur, participaram o Gerente de Promoção Internacional do Turismo de Cultura, Aguinaldo Mascarenhas Diniz e o Assessor Internacional, Rafael Luisi.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *