Parceira Pública Privada vai transformar Fortim Holandês em destinação turística
   16 de julho de 2020   │     21:22  │  0

 

O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em Alagoas deu o primeiro passo para transformar o Fortim Bass em Porto Calvo, construído pelos holandeses há mais de 380, em um local para visitação turística. Esse primeiro ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), com a realização da reunião do superintendente do órgão, Sandro Gama, com o diretor de operações do  Hotel Salinas, Ricardo Almeida.

O objetivo desta primeira reunião é viabilizar uma Parceria Público Privada (PPP), entre a União, Estado de Alagoas e Município e a iniciativa privada, para investir na realização do projeto de construção da estrutura turística. O projeto já vinha sendo discutido com o prefeito David Pedrosa, que priorizou o Projeto em sua gestão como um dos mais importantes no momento.

O Projeto já está pronto e foi realizado pela competente equipe do Iphan, e prevê a construção de infraestrutura necessária para dotar o local de equipamentos para receber o fluxo de turistas. Será construído um restaurante totalmente equipado para 150 pessoas, ponte para pedestres e cadeirantes para acesso à Ilha onde está o Forte, mirante panorâmico, estacionamento para veículos, Centro de Referência da Memória Histórica e pavimentação do acesso ligando à rodovia estadual.

A proposta também prevê ainda a realização da encenação das batalhas travadas entre os holandeses, português e nativos da região, através da instalação de um centro cenográfico, com um projeto do primeiro teatro a céu da região. Há também a proposta da realização de passeios de barcos, entre Porto Calvo e a Foz do rio Manguaba. Também ser realizada a revitalização do Alto da Forca, onde existia o antigo Forte português e hoje é o Hospital Municipal.

“Hoje eu ganhei o dia com essa reunião. Projetos como estes só enriquece o destino turístico no Litoral Norte”, declarou Ricardo Almeida. “Vamos levar a proposta para discussão na diretoria do Grupo Amarantes, que com certeza está identificado com este patrimônio que faz parte de nossa história”, disse ele.  “Vamos também conversar com outros empresários do segmento do turismo, para também participarem do Projeto, pois ele é importante para todos da região”, acrescentou ele.

História o Fortim

O Fortim Bass é considerado como a maior descoberta arqueológica dos últimos dez anos na América Latina, segundo o Instituto Incofort da Unesco, com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

O Fortim Holandês é também forte candidato a Patrimônio Mundial, segundo o superintende do Iphan, Sandro Gama, por ser a fortificação militar de origem holandesa no Brasil, mais bem preservada.

O prefeito David Pedrosa disse que já conversou com o Governador Renan Filho para viabilizar a construção da ponte de acesso à Ilha do Fortim, que se comprometeu destinar recursos para iniciar a obra ainda este ano.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *