Governo Português quer mais explicações da TAP para conceder ajuda
   17 de maio de 2020   │     12:00  │  0

O Governo Português que aguarda uma melhor fundamentação técnica da companhia aérea TAP, no pedido que fez de ajuda financeira feita ao Estado. A declaração é do secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, que aguarda esse documento até o final desse mês, para assim anunciar em meados de junho a decisão.

“Estando este trabalho previsivelmente concluído no final de maio, depois esperamos, falando com a Comissão Europeia, ter uma decisão prática de injeção de dinheiro, mediante condições que vão ser estabelecidas deste processo negocial, em meados de junho”, disse Álvaro Novo em audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do parlamento.

“O pedido de auxílio tem de partir da administração da TAP”, disse Novo, se referindo que o executivo já recebeu um pedido inicial que versava sobre “várias matérias”, uma das quais a “garantia (pública) a um empréstimo que a TAP pretende obter”, no valor de 350 milhões de euros.

O representante do Governo Português disse que esses pedidos “precisam de uma fundamentação que não se coaduna com o receber de uma carta a fazer o pedido para essa garantia pessoal do Estado”.

“Nesse sentido, já tive oportunidade de transmitir à administração da TAP que era necessário reforçar a fundamentação desse pedido”, disse Álvaro Novo, acrescentando que Governo está a trabalhar com a companhia aérea, em particular através de um grupo de trabalho com pessoas “com elevada competência técnica da área da aviação”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *