Feriadão na Rota Ecológica de Alagoas
   13 de setembro de 2019   │     11:06  │  1

IMG_8311 (1)

São Miguel dos Milagres fica no Litoral Norte e é um paraíso com praias e um mar que formam um cenário único em todo Brasil. Localizado no litoral Norte de Alagoas, a 100 quilômetros de Maceió, Milagres tem praias como do Toque. Outro destaque  vai também para a praia de Tatuamunha, em Porto de Pedras,  onde existe o santuário de reintrodução do peixe-boi-marinho e piscinas que são verdadeiros aquários naturais.

IMG_8312

A água neste trecho de litoral possui uma tonalidade diferente com um azul turquesa transparente. Nos arrecifes de corais se formam piscinas naturais, quando a maré baixa oferecendo um visual incrível com peixes coloridos. Lugar perfeito para tirar fotos debaixo d’água.

IMG_8250

Os passeios são agendados de acordo com as marés com locais de embarque assim como aqueles que se pode visitar, sempre cumprindo as normas previstas no plano de manejo da região.

Alerta

IMG_8314

Nossa reportagem faz também um alerta para preservação e da flora e da fauna dos mangues, que fazem parte daquele ecossistema, como por exemplo, a vegetação rasteira, conhecida com restinga.

Essa vegetação rasteira, que faz parte da paisagem das praias, tem uma função importante, que é dar abrigo aos pequenos animais, que vivem nas areias, como caranguejos e pequenos largados, que fazem parte de uma cadeia alimentar. Entretanto, a restinga tem uma função mais importante, que é proteger as praias da ação das marés.

IMG_8313

A restinga é uma vegetação rasteira que cobre as areias e também penetra no solo, com suas raízes e que formam uma rede de proteção contra a ação do mar. Sem ela o mar levar o solo, permitindo o seu avanço sobre o continente.

Réveillon dos Milagres

Esse paraíso tropical localizado em Alagoas se transforma no final do ano, no destino de milhares de pessoas de todo mundo para o “Réveillon dos Milagres”. Um evento que já conquistou um público internacional, divulgado apenas nas redes socais e que reúne celebridades do mundo artístico, que descobriram nas praias da região, o local ideal para a passagem de ano.

O evento é fechado e até a comercialização é restrita, para ter acesso é necessário fazer a compra dos ingressos com antecedência por internet, através de um site (http://www.reveillondosmilagres.com.br/), que faz o cadastro do interessado e somente depois efetua a venda.

IMG_8263

Base Peixe-boi-marinho

Neste trecho do litoral alagoano foi instalada uma base de reintrodução do peixe-boi-marinho, uma espécie de mamífero aquático que está em extinção. Segundo dados do Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodiversidade (ICMBio) existem, no máximo, cerca de 500 desses animais no Brasil.

Os esforços têm sido grandes nestes oito anos de trabalho, para conseguir manter esses animais vivos e ainda tentar com que eles procriem. Atualmente o local é fiscalizado pelo ICMBio e pelos pescadores e comunidade, que criaram uma Associação que desenvolve o turismo sustentável.

IMG_8270

Os pescadores se organizaram para realizar passeios pelo rio Tatuamunha, para visitar a base do peixe-boi-marinho. Por dia só é permitido 70 pessoas visitem o local das 9:30 até as 16 horas. As embarcações utilizadas são a remo e é proibida o acesso de barcos a motor por esse trecho do rio . O passeio dura cerca de uma hora e custa R$ 50,00. Todo dinheiro arrecadado é dividido pelos associados que receberam treinamento para realizar essa atividade do turismo sustentável e ecologicamente correto.

IMG_8260

Hoje a grande preocupação dos pescadores é com a poluição que ameaça o rio Tatuamunha, devido à falta de um aterro sanitário e também saneamento básico; duas obras importantíssimas para preservação do ecossistema. O rio sofre com esgotos e também com o lixo que é jogado nas suas margens. A expectativa é que os prefeitos dos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe, se unam e formem um consórcio, para instalar na região um aterro sanitário, encerrando os lixões, como determina o decreto lei 12.304/10, que até hoje não vem sendo cumprido.

Toda região faz parte de uma área federal de preservação ambiental, denominada Área de Preservação Ambiental (APA) dos Corais que vai desde Tamandaré em Pernambuco até Paripueira em Alagoas. É o segundo maior paredão de corais do mundo e em sua volta existe tudo ecossistema responsável por milhões de vidas marinhas.

Como chegar

O acesso a São Miguel dos Milagres, partindo de Maceió, se faz pela AL 101 Norte. A rodovia está em bom estado de conservação, mas precisa de sinalização e manutenção. A pista é sinuosa entre Passo do Camaragibe e a Barra do Camaragibe.

Onde se hospedar:

Villa Taturé 

Vila Tatuamunha

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *