Empresários devem se unir para consolidar turismo em Penedo
   12 de dezembro de 2018   │     23:24  │  0

 

O auditório da biblioteca municipal de Penedo ficou pequena para o grande número de pessoas, que compareceram ao Seminário Sobre Consolidação do Turismo, em Penedo e Região. O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal com o objetivo de conscientizar aos empresários, trabalhadores e alunos da rede de ensino, para necessidade de capacitação e qualificação da mão-de-obra, que será absorvida com a atividade turística.

O prefeito Marcius Beltrão abriu o Seminário dizendo que o futuro do turismo está nas mãos da iniciativa privada de Penedo, que deve se unir e organizar para planejar ações em parceria com o Poder Público Municipal, Estadual e Federal. O prefeito destacou a necessidade da criação e uma entidade representativa do setor da atividade turística, para ter representatividade junto aos órgãos oficiais do turismo e assim ter o apoio que tanto necessitam para investimentos para construção de equipamentos e divulgação.

O palestrante convidado foi Marcos Mendonça, o pós-graduado em hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco, que falou do crescimento dos postos de trabalho na atividade turística e da necessidade primordial de qualificação de mão-de-obra para atender as necessidades.

Mendonça comentou as perspectivas de oportunidades de trabalho que se abrem com a chega da atividade turista e lembrou que atualmente é um mercado em expansão em Alagoas e que Penedo surge como a grande novidade, para as operadoras de turismo.

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira foi o convidado especial para falar da experiência vivida por ele durante o processo de consolidação da atividade turística no município. O gestor relatou as dificuldades de buscar unir o setor privado em torno de um só objetivo, mas que esse obstáculo foi vencido, graças a integração de todos no projeto.

Lira destacou a necessidade da organização dos empresários em torno de uma entidade representativa, como um Convention Bereau, que administre e coordene as atividades de promoção do turismo e absorva as obrigações que são da iniciativa privada.

O prefeito de Maragogi também disse que é urgente que se realize a capacitação da mão-de-obra local para ser absorvida pelos empreendimentos. “Em Maragogi, dez anos atrás apenas 20% dos trabalhadores eram de Maragogi e o restante (80%) contratados em Recife, ou Maceió. Hoje a situação se reverteu, com 70% da mão-de-obra empregada é oriunda do município”, relatou ele.

Segundo ainda o prefeito, essa reversão empregabilidade local só foi possível graças aos empresários e o poder público local, que se uniram e propiciaram a capacitação da mão-de-obra. “O mercado da atividade turística é exigente e necessita de pessoal, com um bom nível intelectual e facilidade de relações sociais”, finalizou ele.

HOSPEDAGEM: HOTEL SÃO FRANCISCO 3551- 2273

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *