Jair Galvão é eleito presidente de associação de secretários de turismo
   18 de novembro de 2018   │     17:28  │  0

 

Alagoas sempre é destaque nacional quando se fala em turismo e desta vez foi o fato do secretário municipal de turismo de Maceió, Jair Glavão, ser escolhido para assumir a presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). A notícia foi confirmada semana passada e a escolha ocorreu em Gramado, durante a Feira Internacional de Turismo (Festuris), que realizada em Gramado.

Jair Galvão falou para o nosso blog, declarando que um dos objetivos da entidade, a partir de agora, será torná-la independente, sem ficar tão refém das idas e vindas de equipes de governos eleitos. O traçado de trabalho, segundo os observadores, é bem parecido com o que vem sendo tentando dentro da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que dentro da nova Lei do Turismo, se transformar em uma Agência, com independência política e composto por técnicos nomeados por comprovada competência e não através de loteamento político.

“Queremos dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da associação como guardiã das políticas municipais de Turismo, representando os interesses das cidades turísticas do Brasil e, acima de tudo, fomentando o protagonismo técnico e institucional. Miramos a independência da entidade para que ela não fique dependente de ações governamentais para alcançar os objetivos planejados. Vamos buscar uma agenda própria de parcerias com organismos nacionais e internacionais voltados aos interesses dos associados”, declarou Jair Galvão.

Parcerias

Para o novo presidente da Anseditur a realização de parceria com empresas privadas, com o objetivo da construção de políticas municipais voltadas para o setor do turismo é um trabalho que deverá ser realizado por sua gestão. Segundo ainda ele a atividade turística é reconhecidamente geradora de emprego e renda para os municípios, mas a grande maioria dos gestores ainda não tem priorizam essa atividade.

O Jair Galvão já atuava como vice-presidente da entidade desde março deste ano, além de fazer parte do quadro permanente da Embratur, fato que lhe dá estabilidade de continuar a frente da entidade, mesmo depois de deixar o cargo em Maceió, isto é, se isso ocorrer.

A Anseditur faz parte do Sistema Nacional de Turismo e atua como principal interlocutora das demandas municipais junto ao governo federal. Representantes de cidades turísticas das cinco regiões do País fazem parte da associação que conta com um assento no Conselho Nacional de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *