Maceió: aeroporto fecha porta aos passageiros que aguardam na calçada
   13 de setembro de 2020   │     13:04  │  9

Os passageiros que utilizam o aeroporto Zumbi dos Palmares estão sendo submetidos às intempéries  do tempo  e aguardar nas calçadas, ou estacionamentos em seus carros  – as porta abrirem nos horários determinados pela concessionária espanhola Aena,  vencedora do leilão para explorar comercialmente o empreendimento, construído com recursos públicos federais.

Nosso blog já havia recebido várias denuncias sobre esse tratamento, que os usuários do aeroporto Zumbi do Palmares estão sendo submetidos pela concessionária Aena. Segundo uma funcionária da concessionária, que estava no balcão da administração, foi estabelecidos horários determinados para abrir e fechar, o acesso as dependências do aeroporto. Contudo, logo em seguida, disse que não estava autorizada a dar mais informações à imprensa. Outra fonte da Aena, que também se diz proibida dar informações à imprensa, o fechamento do acesso ao aeroporto se dá por questões de segurança, devido a pandemia.

Ouvimos funcionários dos quiosques e lanchonetes e também integrantes da segurança informaram que os horários estabelecidos eram os seguintes: das 10:30 horas às 18:00 horas está aberto, mas fecha depois até zero hora, vindo abrir só para os passageiros dos voos da madrugada, assim mesmo às quintas e sextas-feiras, mas fecha às 01:00 hora e só voltando a reabrir às 10:30 horas.

Madrugada fria

“Quem chega na madrugada depois de uma hora simplesmente fica na calçada, ou no estacionamento com malas e cuia, sem acesso ao aeroporto, no frio e na chuva”, disparou uma funcionária, que concorda com a falta de humanidade praticada contra os passageiros.

“Muita gente que vem do interior pela madrugada fica na calçada, no frio”, completou ela. “Nós também somos obrigados a fechar, para cumprir os horários determinados pela concessionária e ai as pessoas ficam com fome, frio e sede num ‘aeroporto Internacional’”, declarou a funcionária.

Outra funcionária, de uma lanchonete na praça da alimentação lamentou a situação dizendo que sempre tem gente que chega pela madrugada, vinda de cidade como Piranhas, Maragogi, São Miguel dos Milagres e Arapiraca e não tem acesso para se alimentar. “A segurança às vezes libera as pessoas para usarem o banheiro, mas isso depende muito do humor de quem esteja no horário”, disse a funcionária.

Buscamos ouvir um casal de turistas paulistas, que estava com um filho menor, que aguardavam do lado de fora do aeroporto, por volta das 09:30 horas, que pediram para não se identificar. “É um absurdo. Nosso voo é a tarde, mas preferimos chegar cedo, porque estávamos em Maragogi e não queríamos  enfrentar o trânsito das praias no domingo; mas quando chegamos aqui, depois de duas horas de viagem somos obrigados a ficar simplesmente na calçada”, ironiza o turistas paulista.

Tentamos ainda contato com a empresa que presta assessoria de imprensa em Recife, ligando para o responsável, que não atendeu as ligações.

Veja vídeo

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose marques dos santos

    Isto chama abuso deste colarinhos brancos que vem prometendo dar atendimento s cagan e deitan acham que o Brasil e um céu aberto eu já tive em Maceió em fevereiro 2020. Achei muito mal atendido dos responsável pelo aerio porto

    Reply
  2. Eduardo Brandão

    As pessoas reclamavam quando o aeroporto era administrado pela Infraero,. Mas, mesmo havendo apenas um voo por dia ou nenhum, o aeroporto continuava aberto para atender aos usuários. Essa empresa AENA não está nem aí para o usuário, o que importa para eles é o lucro, e só. Nós éramos felizes com os serviços do aeroporto e não sabíamos.

    Reply
  3. Thiago Omena

    Cada dia pior. Na realidade, esse local, nem deveria ser chamado de aeroporto. A muito, prefiro ir a Recife/Aracaju, do que pegar um vôo nessa “rodoviária de luxo”.

    Reply
  4. Neto

    Vamos lá!
    Achei a reportagem interessante, mas fiquei com algumas duvidas:
    O Mozar esqueceu de mencionar que estamos em meio a uma pandemia, diga-se de passagem algo sem precedentes, e pelo que eu li na aqui mesmo na gazeta, o aeroporto teve uma queda de 90% de seu movimento esse período, apenas dois voos no horário da tarde, é sensato que o aeroporto fique aberto 24h por dia sem publico? Quem conhece este aeroporto sabe que quase 100% do publico dele são passageiros, você se fosse dono, deixaria seu estabelecimento aberto nesse cenário, seria viável ? Ou melhor, como contribuinte sera que você concordaria em ver a Infraero com toda estrutura de ar, luzes e equipamentos ligados 24h/dia sem passageiros no local?
    Nada justifica deixar os passageiros no lado de fora no sol e na chuva como a reportagem mencionou, por isso, a concessionária e as companhias aéreas devem resposta a sociedade, pois deveriam orientar e divulgar o horário de funcionamento do Aeroporto evitando esse tipo de foto.
    Só mais um questionamento: Quantos voos tem pelo dia e na madrugada? porque qualquer leigo saberia que se o TPS abre de 00h e fecha 01h não há tempo hábil para fazer o processamento desse voo.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *