Fraudes em cartões de créditos aumentou 56% durante a pandemia
   9 de junho de 2020   │     20:32  │  0

 

Apesar dos declínios históricos nas vendas de passagens aéreas durante a pandemia de Covid-19, a fraude com cartão de crédito nas compras aéreas permaneceu constante, de acordo com uma análise da empresa de prevenção de fraudes de comércio eletrônico Forter.

“Embora o setor de aviação real não esteja indo tão bem atualmente, o cenário de fraudes está prosperando”, disse Daniel Shkedi, gerente sênior de marketing de produtos da Forter.

Forter descobriu que a fraude permaneceu consistente durante a crise, mesmo quando as vendas no setor aéreo caíram em até 92%. Notavelmente, Forter disse que a proporção de vendas de cartões de crédito de companhias aéreas que foram contestadas com sucesso pelos proprietários de cartões aumentou 56% desde 7 de fevereiro, em comparação com as primeiras cinco semanas de 2020.

Stuart Barwood, diretor de parcerias estratégicas da Forter para companhias aéreas e viagens, disse que as anomalias extremas que a crise criou para os padrões de viagens, especialmente quando as fronteiras começaram a fechar e as companhias aéreas começaram a cancelar o serviço em massa, criaram um ambiente que os fraudadores poderiam explorar.

As ferramentas de segurança das companhias aéreas geralmente são programadas para sinalizar transações incomuns. Assim, por exemplo, uma pessoa com um cartão de crédito emitido nos EUA que reserva um bilhete de ida e volta de último segundo originário de um país diferente é o tipo de transação que pode acionar um alerta.

Com o desenrolar da crise do Covid-19, transações como essa aumentaram, forçando as companhias aéreas a mudar as regras que suas ferramentas de segurança usavam para erradicar possíveis fraudes. O afrouxamento dessas regras abriu as portas para os fraudadores.

O setor de companhias aéreas vê anualmente de US $ 4 bilhões a US $ 5 bilhões em cobranças fraudulentas com cartão de crédito nos EUA, de acordo com Jeff Wixted, vice-presidente de gerenciamento e operações de produtos da subsidiária da American Express, Accertify.

A análise de Forter sobre fraudes durante a crise do Covid-19 está alinhada com o cenário observado pela ARC. Em meados de março, os dados revisados ​​pela equipe de fraude da ARC identificaram um aumento de 65% nos dados de aeroportos de alto risco, como notas de débito enviadas com um código de fraude, segundo o diretor de integridade de receita Cornelius Hattingh. Além disso, as transações que emanam da África Ocidental, um tradicional viveiro de fraudes, estão aumentando.

A fraude de lealdade, que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, também parece ter continuado em ritmo acelerado, mesmo quando as viagens globais caíram, disse Shkedi.

Forter não conduziu uma análise detalhada, em grande parte devido à dificuldade de medir a atividade na dark web. Mas Shkedi disse que as listas de pontos de fidelidade de companhias aéreas roubadas na dark web continuam prolíficas.

Ele acrescentou que os pontos estão sendo vendidos na dark web a uma média de aproximadamente 6% do seu valor legítimo, indicando um excesso de oferta.

Antes da pandemia de Covid-19, a Loyalty Security Association, sediada no Reino Unido, estimava conservadoramente que 1% de todo o resgate de milhas aéreas em todo o mundo era fraudulento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *