MCZAviaton: os garotos que monitoram voos e aeroportos em Alagoas
   2 de outubro de 2019   │     6:00  │  2

Grupo “base”: Lamartine Júnior, Márcio Ribeiro, Márcio Santos, Paulo César, Marcos Lisboa e Jackson Araújo. 

Um grupo no Instagram e também no WhatsApp, criado por alagoanos, vem dando o que falar no mundo da aviação e também do turismo em Alagoas e no Brasil. Trata-se do MCZAviation, que registra em fotos aviões em pleno voo e ainda fornece informações sobre os voos que estão chegando em Alagoas como também em vários estados do Nordeste.
O grupo começou postando vídeos de pouso, decolagem e aviões em voo. Um desse momentos inéditos foi em 2009, quando pela primeira vez o aeroporto Zumbi dos Palmares recebeu dois A330-200, da companhia aérea italiana Livingston. A foto foi do pioneiro do Grupo, Lamartine Júnior, o Lama, como é chamado pelos colegas.

Foto histórica de dois A 330-200 da empresa italiana Livingston

A partir daí, os aficionados pelo mundo da aviação se reuniram e passaram a compartilhar fotos, relatos e até informações sobre novos voos, que estavam para chegar a Alagoas. Em 2016, da ocasião da chegada de um A340-300 da Hi-Fly cumprindo o voo Lisboa-Maceió-Lisboa, Lamartine decidiu criar um grupo de WhatsApp com outras três pessoas que, como ele, encontravam-se no aeroporto naquele momento para tirar fotos do gigante dos ares da Airbus. Estava formado o MCZAviation, que, além de Lamartine, tinha como membros Nicolas Macedo, Márcio Ribeiro e Fernando Albuquerque.
Hoje o grupo no WhatsApp tem mais de 40 integrantes de todo Brasil e mais de 3.500 seguidores no Instagram, sendo lido e acompanhado por empresários que desejam ter informações dos voos, assim como pessoas curiosas do mundo da aviação. A galera costuma se reunir geralmente em cima de uma laje da casa de um dos integrantes do grupo, localizada próximo ao aeroporto, para tirar fotos dos aviões.

As reuniões também acontecem em ocasiões especiais, quando se tem uma aeronave de grande porte aterrissando no aeroporto (como o A340-300), um voo inaugural (como o voo direto de Córdoba, da empresa aérea argentina Andes) e principalmente quando vem para Alagoas algum aparelho que nunca desceu na pista do Zumbi dos Palmares.

A340 da Hy Fly foi uma novidade no Zumbi dos Palmares

O grupo frequenta regularmente o aeroporto e torce pela melhoria e reclassificação desse
importante equipamento aeroportuário, para o desenvolvimento de nosso estado e principalmente da atividade turística. O grupo MCZAviaton acompanha nosso blog diariamente.
A primeira vez que nos encontramos foi ano passado, quando da chegada do voo da Hi-Fly, com o A330, que há 12 anos desce no Zumbi dos Palmares para buscar alagoanos e sergipanos, que vão passar o réveillon em Portugal. Esse é um dos voos mais esperados pelo grupo, que vibra quando chega o A330 ou o A340, um projeto iniciado pela Transamérica Turismo e hoje copiado por outras operadoras.

Flagrantes da queimada do canavial próximo à pista de pouso de aeroporto Zumbi dos Palmares foi noticiado em nosso blog
Para eles, o sonho é ver voos internacionais regulares em Alagoas, como o da companhia aérea
portuguesa TAP ou da espanhola Air Europa. A maioria também um tem sonho mais que natural: ser piloto de avião. Alguns, inclusive, já atingiram esse objetivo profissional e outros fazem parte da tripulação de bordo de companhia aéreas.

O grupo acompanha todos os voos nos céus do Brasil 

Monitoram voos em todo Brasil
O grupo utiliza aplicativos de internet, que permitem monitorar todos os voos no Brasil e no
mundo, além de acompanhar nos sites da ANAC os novos voos solicitados pelas companhias
aéreas. Muitas vezes o grupo surpreende até mesmo as autoridades com as informações que
publicam na página do grupo no Instagram (@mczaviation), como o voo da Latam do 777-300
para Alagoas (GRU/MCZ), que está no site da ANAC e previsto para o dia 23 de Fevereiro de
2020, período de alta temporada.
O MCZAviaton é tão eficiente que eu mesmo, este ano, em uma das minhas viagens para
Portugal – como correspondente do portal português tripseek.news – tive que recorrer a eles para saber porque o voo da TAP em Recife estava atrasado. Em poucos minutos fiquei sabendo que o A330 da TAP, que estava na escala de voo, havia sido trocado por outro da EuroAtlantic, por motivos técnicos. O voo atrasou uma hora e, graças a eles, passei a informação para os
passageiros, já que a equipe de terra, no aeroporto de Recife, não sabia informar o que estava
havendo.

Depois disso agora é só seguir no Instagram, o MCZAviation e ficar sabendo tudo sobre aviação
e voos em Alagoas e no mundo. Eu já sigo a turma e vibro com eles.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lamartine Jr

    Obrigado por todo apoio ao nosso grupo. Está convidado a subir na laje junto conosco e sentir a emoção de ver uma aeronave passando bem pertinho antes do pouso.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *