Sensibilizado com os perigos que cercam o aeroporto, prefeito fará adequações
   14 de janeiro de 2019   │     19:49  │  3

Imóveis com segundo andar próximo a pista de aterrisagem 

Sensibilizado com os apelos realizados, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves decidiu realizar as adequações solicitadas pela Infraero no aeroporto Zumbi dos Palmares, para garantir a segurança nas operações dos voos. Segundo apurou nosso blog o prefeito disse que as providencias necessárias serão tomadas no período de três meses.

Atualmente existem vários obstáculos que foram construídos próximo a pista de pouso do aeroporto Zumbi dos Palmares, um problema criado pelos ex-prefeitos que antecederam a gestão de Gilberto Gonçalves.  Esses obstáculos oferecem perigo a operação dos voos, principalmente se os aparelhos forem de grande porte, como os A330 E A340, que para aterrissarem atualmente necessitam de autorização especial, já que o pessoal de terra tem que realizar ações diferente da rotina do trabalho no aeroporto, para receber essas aeronaves.

 

Torre de telefonia móvel junto ao muro do aeroporto na cabeceira da pista 

Entre os obstáculos está até uma antena de telefonia móvel, que foi instalada criminosamente bem próximo a cabeceira da pista do aeroporto, colocando em risco milhares de vidas. Também existem imóveis que foram construídos com segundo andar colado no muro do aeroporto. Até a Eletrobrás tem uma rede com 11 postes eletrificados fincados, na linha de aterrisagem dos aviões.

Rede eletrificada com onze postes também na cabeceira da pista

A remoções desses obstáculos é de competência da prefeitura e para alertar ao Poder Executivo Municipal da gravidade da situação, a Infraero e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) enviaram ao prefeito Gilberto Goncalves a informação do perigo existente e a necessidade da retirada desses obstáculos.

 

Dessa ação do chefe do executivo municipal virá dois benefícios para Rio Largo e para Alagoas, que será a garantia de segurança dos voos, preservando vidas e o atendimento dos critérios exigidos para reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares para categoria Delta (D), aumentando assim o fluxo aeroportuários gerando emprego e renda para o município.

 

Uma das principais conquistas será criação de linhas com voos internacionais regulares, como a companhia portuguesa TAP, que se pronunciou interessada e colocar voos para Alagoas, iniciativa que consolidará projetos que estão já protocolados na Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento (Sedetur) para ser lançando ainda este ano em Lisboa, pelos menos é o que esperam os empresários que fazem parte do trade alagoano.

 

Dessa forma Alagoas se prepara para mercados emissores de turismo que têm solidez econômica, ao contrário das republiquetas da América Latina, cuja economia balançam ao vento das crises políticas. Os voos regulares, vindos da Europa darão ao turismo alagoano, um novo perfil dessa atividade, garantindo sustentabilidade trazendo turistas com alto poder aquisitivo, oriundos de países com economias consolidadas.

 

 

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Zezinho

    Não tem nada de “sensibilidade do Prefeito de Rio Largo”, o que existe de concreto é a ameça de uma tragédia anunciada e que pode colocá-lo no banco dos réus, como co-responsável por ter se omitido diante da provocação dos órgãos competentes. Qual a posição dos órgãos ambientais com relação às queimadas próximas à cabeceira da pista? Não há nenhuma informação a respeito, visto que tal ação provoca sérios riscos de incêndio provocado por fagulhas de cana queimada.

    Reply
  2. Edvan

    O antigo aeroporto já convivia a décadas com esse problema e nunca foi resolvido pela autoridade municipal da cidade de Rio Largo e Maceió, já que ambos municípios travavam uma luta pelo espaço onde era construído o aeroporto, apenas pelos lucros, oriundo do aeroporto. Foi construído um novo aeroporto e com ele a decisão de que era área da cidade de Rio Largo, mantendo-se os problemas do passado, dos obstáculos que havia no aeroporto antigo. Será que vai ter que acontecer uma tragédia, para se tomar as providências, como remoção dos obstáculos e a derrubada dos imóveis que construíram para cima.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *