Todos a espera da “janela” das ondas gigantes em Nazaré
   Mozart  Luna  │     16 de outubro de 2017   │     22:00  │  1


Serafim Silva empresário, MarNamara o recordista e este jornalista

Foi aberta a temporada de ondas gigantes na Praia do Norte na Vila de Nazaré, em Portugal. A solenidade ocorreu no último dia 15 domingo com a presença das estrelas do surf mundial, entre eles o norte americano MacNamara e o brasileiros Carlos Burle, que este ano não vai competir.

Agora é espera pela abertura da chamada “janela” que a natureza abre para que o mar possa levar até a Praia do Norte em Nazaré as ondas gigantes que podem chegar a mais de 30 metros de altura, proporcionando um grande espetáculo, que é assistido por milhares de turistas que já estão na pequena Vila.

IMG_1281

A temporada de verão na pequenina e bela vila de Nazaré, em Portugal  é conhecida hoje como a cidade das ondas gigantes em todo mundo, graças ao recorde da onda mais alta já surfada até hoje, com 30 metros de altura, por Garrett MacNamara, em novembro de 2011. Localizada à uma hora de Lisboa, Nazaré se transformou em um importante destino internacional, sendo procurado não só pelos praticantes do surf, como também para quem busca, cultura, saúde e lazer.

Serão 24 surfistas de todo mundo disputando o prêmio de 7 milhões de euros.

IMG_0990

A vila tem uma localização privilegiada, já que tem acesso rápido a vários outros destinos turísticos, como o Santuário de Fátima, que fica a 30 minutos; Alcobaça 20 minutos e Tomar, a Cidade dos Cavaleiros Templários. Para quem gosta de fazer compras, a cidade de Leiria fica apenas a 30 minutos,  com um shopping center que tem preços bem abaixo do praticado em Lisboa – excelente para as compradoras e compradores compulsivos. Tudo bem pertinho da cidade Nazaré, que guarda ainda a tranquilidade de vila, com seus restaurantes, bares e lanchonetes a beira mar.

A prova vai até 31 de dezembro, e o comissário do circuito, Mike Parsons, responsável por avaliar o estado do mar e verificar as previsões da ondulação entre os 6 e 12 metros, altura em que as ondas são consideradas gigantes, os surfistas que entram nesta competição têm 72 horas para viajar até Portugal, entrar na água, remar e enfrentar as poderosas ondas do Canhão da Nazaré.

Os 24 inscritos na prova do circuito mundial (que arrancou no México, e terá ainda Havai e Portugal como palcos) constam Jamie Mitchell, vencedor em 2016 na etapa da vila piscatória, Kai Lenny, surfista havaiano vencedor da primeira etapa do circuito deste ano, Puerto Escondido, México, Garrett McNamara, Trevor Carlson ou Andrew Cotton.

Os portugueses formam um comitiva pesada constituída por João de Macedo (3.º classificado no tour em 2016), surfista do circuito, António Silva (6.º, em 2016), Hugo Vau, Alex Botelho e Nicolau Von Rupp, sendo que estes três últimos participam a convite da organização, repetindo assim a presença de 2016.

Evento 

Este é o segundo ano consecutivo que o Canhão da Nazaré acolhe uma etapa do circuito mundial de ondas grandes. Com um retorno de 7,2 milhões de euros, valor indicado num estudo da World Surf League, o evento serve para “trazer dinamização à economia local e origina a promoção internacional da Nazaré”, afirmou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré durante a cerimónia de abertura que decorreu na passada sexta-feira, dia 13 de outubro, no forte de São Miguel Arcanjo, na Praia do Norte.

Com o período de espera a começar este domingo, “é a mãe natureza que irá ditar quando é que se realiza”, adiantou Francisco Spínola, da WSL, recordando que no “ano passado foi perto do natal”.

João Macedo, surfista português do circuito mundial de ondas grandes define a Nazaré como um “campo de batalha”. Por seu lado, Hugo Vau, um conhecedor do famoso Canhão da Nazaré e Jamie Mitchell, vencedor do ano passado, estão de acordo em considerar que a onda é “o nível seguinte” e um “grande desafio” que os surfistas de ondas grandes têm de atingir.

Por fim, na apresentação do Nazaré Challenge 2017, Bill Sharp, WSL Big Wave Tour deixa um elogio: “a comunidade surfista mundial está ansiosa por vir surfar à Nazaré. As ondas, a comida e as pessoas… no ano passado foi uma marca no circuito”, concluiu.

Turismo

A fortaleza de São Miguel Arcanjo é uma das edificações mais antigas, onde se conta, segundo a lenda, que um nobre da época teria sido salvo de cair no penhasco por intervenção de Nossa Senhora de Nazaré, quando caçava. Além da belíssima praia e mar de águas de cor azul turquesa, a cidade oferece uma gastronomia bem tropical como peixes, crustáceos e camarões gigantes. Mesmo durante o período de inverno (dezembro e janeiro), Nazaré apresenta uma temperatura muito agradável, com 10º e no verão chega a casa dos 30º no máximo.

IMG_1196IMG_0966

Passear pelo calçadão, pegar sol na praia, ou assistir aos surfistas tentando se equilibrar em cima das ondas gigantes, tomando uma boa cerveja gelada e até a nossa tradicional caipirinha – feita pelos brasileiros que descobriram esse paraíso em Portugal – são as opções de lazer mais frequentes.

IMG_1015

À noite tem programação para todos os gostos, desde os mais simples, como tomar café com doce de nata ou pastel de Belém, ou tomar uma boa cerveja nos bares da orla, até jantar no restaurante do hotel Miramar, de onde se tem um visual lindíssimo de toda Nazaré. Outra atração da cidade é o bondinho, que leva os turistas para parte da alta da cidade, uma programação ideal para o domingo à tarde principalmente para as crianças.

 

IMG_0754

 

IMG_1279IMG_1280Saúde

A cidade de Nazaré se transformou em um polo de beleza e saúde, com o Talasso Terapia, instalado na orla frente para o mar. “A cura que vem do mar” este é o slogan do empreendimento. O local é procurado por pessoas de toda Europa, em busca das águas medicinais aquecidas do mar. A terapia acontece dento das piscinas do Talasso, onde profissionais orientam na realização das atividades físicas e massagens. Um SPA vip para quem busca melhorar o visual, baixando peso e desintoxicando a pele.

O Talasso de Nazaré é hoje o mais procurado da Europa e do mundo – como centro de tratamento de vários problemas de saúde. O empreendimento foi instalado pelo Grupo Miramar de Portugal, o mesmo que construiu o Hotel Miramar em Maragogi.

O grupo possui dois confortáveis hotéis em Nazaré, que são referência em serviço de hotelaria na Europa. A empresa está em fase de expansão com a construção de mais dois empreendimentos hoteleiros, que estão abertos a investidores brasileiros, que desejem adquirir apartamentos, que ficam sob o sistema de consignação, para aluguel a turistas o ano todo. As unidades também podem ser usadas pelos seus donos, desde agendem para o uso, como uma reserva para hospedagem.

O presidente da Câmara de Nazaré Walter Chicharro (PS) disse que existe um pacote de incentivos para atrair investidores brasileiros, como isenção de impostos e toda consultoria necessária para instalação de negócios na cidade. A entrevista completa pode ser assistida no link abaixo.

 

 

 

CONTATOS: HOTEL MIRAMAR SUL – NAZARÉ -351 262 590 000

www.hotelmiramarsul.pt/[email protected]

 

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *