Penedo será referência em pós-graduação em Medicina e cidade se prepara para ser destino internacional
   Mozart  Luna  │     28 de abril de 2017   │     7:00  │  2

 

IMG_2222

O município de Penedo dá seu primeiro passo rumo a se tornar em uma cidade referência, em pós-graduação para médicos e inicio para se tornar um destino turístico voltado principalmente para a Europa. O prefeito Marcius Beltrão (PDT), assina o convênio entre a prefeitura de Penedo, governo do estado e a Fundação Carlos Chagas, para inicio do programa de incentivo a tecnologia, para realização de cursos de pós-graduação em medicina destinados a bolsistas. Os cursos serão realizados através de práticas médicas nos hospitais do município, que serão monitoradas à distância por câmeras de vídeos. Para isso toda uma estrutura de informática já esta sendo providenciada com linhas dedicadas de uma operadora telefônica credenciada. O programa concederá bolsas de pós-graduação para cerca de 350 médicos, que ficarão em Penedo toda semana realizando o curso. O prefeito disse com exclusividade a nossa coluna, que este será o primeiro programa de pós-graduação, na aérea da medicina no Nordeste e o segundo no Brasil. Para Marcius Beltrão, esse programa trará para Penedo profissionais de medicina de todo Brasil, o que deverá gerar toda uma gama de serviços e também incrementar a economia local, além que de forma indireta projetar o município no cenário turístico nacional.

IMG_2212

Turismo internacional

 

Paralelamente ao convênio com a Fundação Carlos Chagas que possibilitaria a presença de centenas de médicos de todo Brasil em Penedo, obras de revitalização do sítio histórico estão em fase de conclusão como a recuperação do Convento franciscano de Santa Maria dos Anjos, que será também uma pousada come 14 apartamentos para turistas, sendo a primeira de Alagoas nesse sentido e a segunda do Brasil. A primeira já funciona em um mosteiro na Bahia.

Segundo Frei Antonio Rodriguez, responsável pelo Convento Franciscano, tudo está sendo preparado para essa nova experiência os religiosos, já que a expectativa é grande. A inauguração da pousada e da abertura entrega oficial do convento, depois da reforma que vem sendo realizada pelo Iphan, deverá ocorrer em julho desse ano. A recuperação convento custou R$ 7, 5 milhões e vem desde 2014.

IMG_2251

Uma rica e centenária biblioteca deverá também ser aberta ao público no convento franciscano de Santa Maria dos Anjos em Penedo. Segundo Frei Antonio Rodriguez, a biblioteca foi recuperada pelo Iphan e contem livros que foram escritos pelos religiosos franciscanos que registraram tudo que ocorreu em Penedo, Alagoas e no Brasil desde o seculo17. Alguns desses livros estão em alemão e também em latim.

 

Para melhorar ao acesso a Penedo o governo do estado está também realizando a construção de novas rodovias para encurtar a viagem e ainda este ano iniciará a recuperação do aeroporto de Penedo, que já funcionou com linhas regulares de companhias aéreas. Dessa forma poderá dar mais conforto aos turistas.

 

Também está sendo concluída uma moderna marinha e um píer flutuante, para dinamizar a atividade dos passeios pelo rio São Francisco e a prática de esportes aquáticos. A obra está em fase de conclusão. Roteiros de passeios estão sendo preparados para que o turista que visite Penedo possa passear pelas cidades vizinhas conhecendo a região. Roteiros como a excursão a cidade de Piranhas pelo rio ou a Foz  já são realizado com freqüência. O passeio é realizado em barcos com toda estrutura como cozinha, banheiros e redes para dormir, bem no estilo realizado pelo rio Amazonas.

IMG_2195

Centro de Convenções

 

A obra de construção do centro de convenções de Penedo está a todo vapor. O município terá um moderno local com capacidade de receber mais de mil pessoas para realização de eventos como congressos, seminários e encontros de categorias profissionais. O centro de convenções está sendo construído no antigo prédio do cine São Francisco.

 

Penedo também ganhou um novo espaço gastronômico que fica localizado no centenário prédio da Casa da Aposentadoria, que fica no coração do sítio histórico em frente a Palácio Municipal com uma vista lindíssima para o rio São Francisco. Trata-se do restaurante Forte Príncipe Maurício de Nassau, que oferece todo final de semana música ao vivo e pratos deliciosos e exóticos como jacaré e piranha. Sem falar do camarão gigante da malásia.

 

Em julho o prefeito Marcius Beltrão está com viagem marcada para ir a Europa onde tem reuniões agendadas com operadores de turismo, quando apresentará um projeto de divulgação de Penedo. Segundo o prefeito Penedo é um produto turístico que preenche o perfil do turista europeu, que possui uma elevada formação cultural e que gosta da presença da natureza num convívio perfeito, requisitos que o seu município oferece com sua história, acervo arquitetônico e o rio São Francisco.

Na próxima quarta-feira (3) o prefeito Marcius Beltrão estará no programa Conexão Municípios, canal 25 da net e gazetaweb, concedendo entrevista exclusiva anunciando também um pacote de incentivos para empreendedores que desejam se instalar no município para investir no turismo. A entrevista vai ao ar às 19:30 horas pela TV Mar.

 

>Link  

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ROBERTO COSTA

    ESTOU SUPER FELIZ COM TANTA NOTICIAS BOAS.
    AINDA CONTINUO ACREDITANDO NA HONESTIDADE
    E NOS HOMENS DE BOA VONTADE..
    DEUS E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
    ILUMIME SEMPRE AS MENTES BRILHANTES .
    SEMPRE VOLTADAS PARA 0 PROGRESSO
    DE NOSSA QUERIDA TERRA NATAL

    ABRAÇO

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *