Porto de Pedras mostra sua beleza em exposição no Parque Shopping Maceió
   Mozart  Luna  │     23 de abril de 2017   │     9:29  │  3

IMG_1531

O município de Porto de Pedras é destaque em uma exposição de fotos e artes no Parque Shopping Maceió, localizado no bairro de Jacarecica. O objetivo é mostrar o potencial turístico do município, que até hoje não vinha sendo divulgado de acordo com grandiosidade de suas belezas naturais e de sua rica história.

IMG_2111

A exposição está aberta ao público no primeiro piso do shopping e ficará lá por 30 dias para que todos possam tomar conhecimento das belezas naturais de Porto de Pedras, através de fotos, artesanato e texto informativos, além de folheteia e exibição de vídeos. Segundo o prefeito Henrique Vilela, o município possui atrativos turísticos dos mais diversos que vão desde as belas praias, um lindo casario colonial e uma rica história da época da colonização, além ser o santuário do peixe boi marinho, com uma base de reintrodução.

IMG_1562

Porto de Pedras tem sido uma perola que se manteve escondida, mas que agora será colocada para o público para que tomem conhecimento de suas belezas naturais, que muitas vezes é apropriada por outros destinos turísticos vizinhos, que chegam a colocar praias como sendo deles.

IMG_9350

Para o secretário municipal de turismo, Fábio Queiroz essa será uma oportunidade de revelar ao publico que os prontos turísticos mais importantes de Litoral Norte estão em Porto de Pedras. Segundo ele é necessário se fazer esse esclarecimento aos turistas e operadores de turismo.

IMG_1514 - Copia

História

A história de Porto de Pedras está ligada diretamente ao inicio da colonização do Brasil, quando lá desembarcou o mercenário alemão, Cristoffer Lintz e seu irmão Sibad Lintz,contratados pela coroa portuguesa para dar inicio ao povoamento da região e combater a nação dos índios potiguares,que habitavam no local, mas que foram praticamente dizimados pelos brancos europeus que iniciaram a colonização.IMG_1504

Porto de Pedras está localizado na da barra do rio Manguaba, um estratégico acesso ao interior da região, onde esta localizada outra povoação: Porto Calvo. Lá os portugueses ergueram uma fortificação militar, que foi palco de várias batalhas entre portugueses e holandeses. Sendo a batalha de 14 de maio de 1633, uma das mais importantes, quando os holandeses tomaram o local depois de afundar toda esquadra portuguesa no mar de Porto de Pedras, onde até hoje está sepultada. Somente em 1636 Porto de Pedras foi retomada pelos lusos

Por alvará–régio datado de 5 de dezembro de 1815,  Porto de Pedras foi elevada à categoria de vila, desmembrada de Porto Calvo. Posteriormente, em 1864, Porto de Pedras perdeu a sua autonomia ao ser anexada a Passo do Camaragibe. Readquiriu a sua emancipação em 1868, mas apenas pela Lei 903 em 1921, tornou-se município.

IMG_1499

Rica em sua história Porto de Pedras ainda guarda muito de sua memória e passear por suas tranquilas ruas torna-se um lazer, que merece ser fotografado. Da época da colonização restou apenas o antigo prédio de Câmara e Cadeia, que resiste ao tempo de frente para o mar, sendo uma das edificações mais antigas do Litoral Norte, junto com as Igrejas de São Gonçalo e de Nossa Senhora da Apresentação em Porto Calvo.

>Link  

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose maria lopes de omena

    fALTA MAIS INFORMAÇÃO A RESPEITO DE RESTAURANTES, HOTÉIS E POUSADAS, GASTRONOMIA. PRAIAS PARA FREQUENTAR ETC.

    Reply
  2. Antônio Acioli Rebelo

    Belíssima cidade litorânea, com um mar calmo e de águas quentes. Merece uma visita, com um olhar voltado para o equilíbrio da natureza, para que as gerações futuras desfrutem daquele paraíso.
    Em infraestrutura, necessita urgentemente de melhorias no abastecimento de água.

    Reply
    1. Antônio Acioli Rebelo

      Belíssima cidade litorânea, com um mar calmo e de águas quentes. Merece uma visita, com um olhar voltado para o equilíbrio da natureza, para que as gerações futuras desfrutem daquele paraíso.
      Em infraestrutura, necessita urgentemente de melhorias no abastecimento de água.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *