Uma viagem ao Império Romano
   Mozart  Luna  │     18 de fevereiro de 2017   │     12:51  │  1

 

 

IMG_0741 Nossa viagem hoje é para fora das terras Lusas, vamos a Roma, a “Cidade Eterna”como profetizavam os seus antigos moradores da época dos Césares. Um passeio que não pode deixar de ser feito,l por pessoas românticas que gostam de cultura e história. Roma guarda relíquias arquitetônicas de mais de 2000 mil anos, que contam a história da civilização ocidental.

Entretanto vamos destacar alguns cuidados e observações para quem vai pela primeira vez a Roma. Como todo continente europeu, a cidade tem muitos imigrantes de todas as partes do mundo. Eles contribuem com turismo mantendo bares, restaurantes e lojas abertas, assim como nos taxis. Entretanto alguns problemas também chegaram com eles: a violência.

FullSizeRender (18)

Temos que ficar atentos, para evitar os batedores de carteiras. Por enquanto não existe assalto à mão armada, mas se alguém esbarrar em você é melhor que não esteja com carteira no bolso, porque poderá perdê-la. Outra observação sobre Roma é que ao contrário de Lisboa, a cidade apresenta problemas na limpeza pública. Observamos lixo jogado no chão em toda cidade.

Entretanto a cena que mais me chocou foram moradores de rua, principalmente idosos. Uma cena que nos choca, mesmo morando no Brasil, onde a miséria está presente por toda parte. O número de velhinhos dormindo nas calçadas e praças é muito grande, talvez mais que no Brasil. Os idosos são abandonados pelo governo que deveria realizar uma ação de resgates, até porque Roma está ao lado da pomposa cidade do Vaticano, onde reside o Papa.

IMG_0749

Outra observação para quem vai a Roma é quanto aos taxistas. É incrível, mas a cidade possui muitos taxis, o problema é que a maioria quando sabe que você é turista, não usa o taxímetro e a viagem é “acertada” por um valor que atenda a eles e não a nós. Um absurdo que os visitantes têm que se submeter, ou ficam na rua sem usar o serviço de taxi. E tem aqueles que se não gostarem de você simplesmente não lhe transportam.

FullSizeRender (16)

Vale lembrar que a cidade, assim como outras da Europa, está em alerta contra ao atentados terroristas e é possível ver vários militares do exército  em veículos estacionados nos principais pontos turísticos do Roma.

A alternativa encontrada é usar os ônibus coletivos e o metrô. Mas é bom saber arranhar o espanhol, ou o italiano. Se falar em inglês ou francês eles nem respondem, fazem de conta que não estão ouvindo.  Fora isso leve tudo na esportiva, já que a maioria dos italianos são muito alegres e despojados e não são tão formais como outros europeus. Falam alto e gesticulam muito, assim como nós brasileiros. Se entramos no clima deles, então “prego”, isto quer dizer tudo bem, ou beleza.

IMG_0645

Lugares lindos e místicos

Passada as observações sobre como sobreviver em Roma e se integrar ao clima despojados dos italianos, vamos aos principais pontos turísticos. Vamos começar pelo Coliseu. Uma das sete maravilhas do mundo, que recebe por ano cerca de 6 milhões de visitantes. O Coliseu é uma das suntuosidades da época do Império Romano, com mais de 2000 mil anos e que até hoje impressiona pela sua imponência arquitetônica, principalmente para imaginarmos o esforço humano que foi empregado para que fosse erguido. Uma coisa magnifica que eu pessoalmente fiquei bastante impressionado e senti a energia do lugar, lembrando como teria sido viver naquela época, da guarda pretoriana, os centuriões e os tribunos.

IMG_9544

Ao lado estão os arcos do triunfo, onde cada legião do exército romano, que chegava de uma conquista era recebido pelo povo e o imperador. Monumentos que representam um momento da história da civilização ocidental e também de muita tristeza para vários povos que foram dominados pelo Império Romano.

IMG_0624

Entretanto nada se compara ao Coliseu e a energia que o lugar emite de forma diferente nas pessoas que o visitam. No Coliseu foram martirizados milhares de cristãos, uma angústia  que ainda pode ser sentida na energia emitida pelas paredes.

A Alegria de Roma

piazza reduzida

O Trastevere é um bairro de Roma que está situado  mais ao sul na margem oeste do rio Tibre. Lá estão igrejas antiquíssimas, lojinhas interessantes e pequenos restaurantes de culinária italiana, o que acabam sendo verdadeiros achados. O Trastevere é um lugar muito interessante de ser explorado a pé e sem hora para ir embora. O ponto de encontro mais famoso do bairro é a Piazza di Santa Maria in Trastevere. Ela tem uma grande fonte no centro e a histórica Basílica de Santa Maria também fica nessa praça.

As escadas da Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna é um lugar muito procurado pelos turistas isto por que é  um lugar único em Roma. A escadaria lá existente forma um dos cartões-postais mais conhecidos. Subindo ao topo, você encontra a igreja Trinità dei Monti com o seu duplo campanário. Além de tudo, você em vistas incríveis lá de cima.

Fontana di Trevi

Quem for a Fontana di Trevi e não jogar uma moeda de costas para fonte não voltará a Roma. Pelo menos é que se diz por lá. O lugar é apertado e reúne muitas pessoas, mas vale a penas conhecer. Se for verão e estiver no fim do dia perto do momento em que a fonte fica iluminada.

PATERNO 3 REDUZIDO

O Panthéon Romano

O Panthéon é uma das edificações mais bem preservadas do antigo Império. É um edifício maravilhoso. Ele foi construído para ser um templo de adoração dos deuses da Roma Antiga; mais tarde com a transição para o cristianismo, a estrutura passou a abrigar uma igreja católica romana. Depois de entrar no local e ver como sua arquitetura é maravilhosa por dentro, nada melhor do que andar pela movimentada Piazza della Rotonda observando a arquitetura da área em torno desse monumento.

FullSizeRender (17)

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    A Italia é pra mim o mais atraente dos paises do mundo. Tem um pouco de Brasil, lixo, mendingos, ladrões, politicos corruptos, como vc mesmo citou no texto, mas é de uma riquesa Cultural que nâo se encontra em nenhuma outra parte do mundo.ir a cidade de Veneza é capturar um sonho para guarda-lo para sempre na memoria. A região da Toscana é fantastica nos dá a impressão que o mundo é o jardins do Eden. Roma com suas historias as veses cruel as veses romanticas, é viajar no tempo. entrar no Coliseu da arrepios, O Vaticano mesmo com suas mentiras e hipicrisia, mas sua Arquitetura e as obras de Caravagio esconde seu lado negro e vale muito a pena conhece-lo. Agora o grande pecado de Roma é querer ser chamada de, a Cidade Eterna. A Cidade Eterna é, e sempre serà Jerusalem ! O catolicismo Romano jamais tirará isso de Jerusalem.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *