Porto de Maceió recebe visita técnica de diretores da ANTAQ
   29 de março de 2023   │     19:15  │  0

Comitiva formada diretoria colegiada, especialistas e direção da CODERN inspecionou áreas que serão leiloadas

O Porto de Maceió recepcionou, nos dias 27 e 28 deste mês, a diretoria da Associação de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que realizou uma visita técnica nas instalações portuárias. A princípio, a visita teve como objetivo fiscalizar as áreas atinentes aos granéis líquidos que serão objeto de licitação por meio de leilão. Na oportunidade, o Porto de Maceió promoveu uma vasta programação que contou com palestra, com explicações sobre as características do Porto de Maceió, visitas aos arrendamentos já leiloados e aos terminais açucareiro, salineiro e de passageiros.

A comitiva contou com a presença do administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda e demais membros dos setores Administrativo e Operacional do Porto; Caio César Farias Leôncio, diretor da ANTAQ; Wilson Pereira de Lima Filho, diretor da ANTAQ; Patrícia Póvoa Gravina, Assessora Especial de Concessões da ANTAQ; Rafael Duarte Ferreira da Silva, chefe da Unidade Administrativa Regional da ANTAQ em Recife e Roberto Santoyo, diretor da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).

Responsável por liderar a visita, o administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, explicou que foram fiscalizadas as áreas que têm tancagem de granéis líquidos, áreas denominadas MAC 11, 11 A e 12. Foi fiscalizado também o Terminal de Granéis Líquidos (TGL), que está em processo de recuperação da sua infraestrutura.

“Na oportunidade das visitas técnicas com essa finalidade, entendemos que seria oportuno ampliar a visão da ANTAQ sobre a nossa estrutura, então elaboramos uma programação de dois dias para apresentar a estrutura portuária e suas operações de perto. Foram visitados os arrendamentos já leiloados, a exemplo do MAC 10, onde será armazenado ácido sulfúrico e o MAC 13, terminal açucareiro. Além disso, foi visitado também o terminal de passageiros, que há preparativos para que também seja objeto de licitação. Essa proximidade com a Agência Reguladora, com a união de esforços, é importante para o Porto, para a economia e para a sociedade. Foi uma visita muito produtiva e que levará aos melhores encaminhamentos”, pontuou a autoridade portuária.

O diretor da Agência, Caio César Farias Leôncio, ressaltou que a visita possibilitou que fossem vistas presencialmente como se apresentam as circunstâncias das áreas que serão arrendadas, com a finalidade de melhor preparar a licitação que vai ser formulada após a deliberação da diretoria colegiada. “A visita foi muito boa, bem direcionada. A agência reguladora está sempre observando o setor regulado e estar aqui presente foi muito importante. Dessa forma, além da licitação, vamos poder prestar os devidos encaminhamentos para que dê mais segurança jurídica e previsibilidade, de modo que os certames sejam realizados e dê o seu prosseguimento com os vencedores e os investimentos envolvidos”, afirmou.

Relator do processo na ANTAQ, o diretor Wilson Pereira de Lima Filho destacou que a visita acarretará em melhores decisões acerca das áreas que serão objeto de leilão. “Está sendo uma alegria muito grande para mim, que fui capitão dos Portos aqui em Alagoas de 2000 a 2004, agora voltar na condição de diretor da ANTAQ. Nós, que temos essa atribuição de trabalhar pelo bem, pela prestação de serviços tanto em relação às instalações portuárias como as estruturas aquaviárias, vir aqui no Porto, conhecer de perto duas áreas que estão prestes a serem leiloadas é de extrema importância. Foi uma satisfação muito grande ver como está o nosso Porto de Maceió e tenho certeza que fruto dessa nossa visita, certamente contribuirá para que tomemos a melhor decisão em prol da sociedade”, disse o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *