Entrevista: Como Alagoas se tornou em um dos produtos turísticos mais vendidos no Brasil e aeroporto de Maragogi viabiliza porto seco na região Norte.
   4 de fevereiro de 2023   │     2:29  │  0

Em entrevista ao jornalista Mozart Luna , o secretário Estadual da Fazenda de Alagoas, George Santono, falou sobre as medidas que transformaram Alagoas em um dos destinos mais procurados do Brasil. Segundo ele, o primeiro passo foi a redução do ICMS cobrado na venda do Querosene de Aviação Civil (QAV). “Alagoas passou a ter uma das melhores malhas aéreas do Nordeste, graças à decisão de reduzir a alíquota do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV). No dia da minha posse há 8 anos, fui procurado pelo empresário Kiko Gato, que me pediu para baixar a alíquota do ICMS do QAV para os voos fretados e assim aumentar o fluxo de turistas. Eu disse que iria baixar a alíquota, não só para os voos fretados, mas para todos também para os voos regulares. Ele ficou surpreso e assim foi feito”, disse Santoro.

George Santoro, anunciou também a venda da concessão do aeroporto de Maragogi e o projeto de criação, no município, um porto seco, que funcionaria em parceira com o porto de Suape, em Pernambuco, para importação e exportação de cargas, principalmente vindas da Zona Franca de Manaus.

“Ninguém abastecia os aviões em Alagoas porque a alíquota era 29% e só rendia R $3 milhões/ano em ICMS. Baixamos a alíquota para 7 % e a arrecadação subiu para R $70 milhões/ano e ainda aumentamos com isso nossa malha aérea. Todos ficaram surpresos”, disse ele.

George Santoro falou também sobre as ações do governo do estado, no sucesso que vem sendo as parcerias com as concessionárias de água e esgoto e que está possibilitando que Alagoas seja o primeiro estado do Nordeste a ter 80% de suas cidades totalmente com saneamento e fornecimento de água potável de qualidade.

O secretário comentou ainda sobre os incentivos que o Estado proporciona a investidores e destacou, no turismo, as novas fronteiras que passarão a ter protagonismo na cadeia produtiva do turismo, como a região dos Cânions do São Francisco, Penedo, Piaçabuçu com a Foz que é um produto super especial.

Sobre a áreas da União, existente no bairro do Pontal da Barra, em Maceió, o secretário disse que serão retomadas as conversações com o objetivo do Governo adquirir e depois fazer a cessão para investidores, como o Grupo Vila Galé que já declarou interesse em investir na construção de grande projeto que incluir um resort e uma marina internacional.

Assista na íntegra a entrevista vai ao ar, no próximo sábado (4), às 11:30 horas, no Programa Circuito Mundo da TV Mar ( canal 525 da claroTV) , blog https://meioambienteeturismo.blogsdagazetaweb.com/ mas já disponível no portal https://circuitomundo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *