Governo de Alagoas e Tribunal de Justiça discutem implantação de usina solar
   2 de fevereiro de 2023   │     16:36  │  0

 

O Governo de Alagoas iniciou, na última quinta-feira, dia 26, os acordos para a implantação de uma usina de energia solar do Poder Judiciário. A iniciativa prevê benefícios econômicos, sociais e ambientais ao Estado.

Na parceria, o Governo de Alagoas será responsável por fazer o estudo detalhado da divisão da propriedade rural, que no termo técnico é chamado de levantamento planialtimétrico georreferenciado. Feito isto, será realizada a análise documental do terreno onde vai ser instalado o sistema de energia, intitulado Parque Solar, no município de Delmiro Gouveia, alto sertão alagoano.

 

“Esta iniciativa será uma via de mão dupla. Ela vai gerar mais economia aos cofres do Poder Judiciário e, por outro lado, trará um benefício ambiental de grande impacto para Alagoas”, explicou a secretária da Seplag, Renata dos Santos.

 

Após os levantamentos, será gerada a cessão de uso, que é a transferência da posse de um bem público entre entidades. “A área possui, aproximadamente, quatro hectares e tem uma boa localização. Estamos à disposição do Poder Judiciário para mais estudos, caso haja a necessidade de ampliação do terreno para implantar o sistema”, destacou o diretor-presidente do Instituto de Terra do Estado de Alagoas (Iteral), Jaime Silva.

 

O presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, reforça a importância da produção de energia renovável para a economia nos gastos públicos. “A construção desse parque é uma das prioridades da nossa gestão. Vai gerar mais economia aos cofres do Poder Judiciário. O povo alagoano só ganha com isso”.

 

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria do Gabinete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *