Concorrência: Azul aumento voos para Portugal
   28 de outubro de 2022   │     10:41  │  0

David Neelmen, diretor da Azul.

A companhia aérea brasileira iniciou um processo de avanço para disponibilizar aos brasileiros, mas opções de voos para Portugal. A iniciativa é o inicio do aumento da concorrência com a TAP, que detém a lideranças dos voos para o Velho Continente e impõe valores das passagens aéreas acima do normal, porque simplesmente conseguiu em solo brasileiro manter praticamente as principais capitais do Brasil, com seus voos diretos para Lisboa e Porto.

Os valores dos bilhetes aéreas cobrados pela TAP para Portugal são considerados um absurdo, já que a demanda é muito grande. Os principais prejudicados são os operadores de turismo de Portugal, que reclamam da companhia aérea portuguesa, que não tem tarifário diferenciado para eles.

Em contrapartida os operadores, se uniram e estão fretando aviões, que saem muito mais barato que a TAP, para venderem seus pacotes para o Brasil. A tendência, segundo um operador português, é que os voos fretados sejam cada vez mais frequentes e até se tornarem semanais, a partir do próximo ano.

De olho neste nicho de mercado, a companhia aérea Azul se organiza para ofertar o maior número do voos para Portugal. Por enquanto a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas São Paulo, mas a empresa está de olho mesmo  no Nordeste, principalmente em Recife, Fortaleza e Salvador. A dificuldade é conseguir slots em Lisboa e Porto, onde TAP consegue o protecionismo do Governo de Portugal, não liberado os slots para empresas estrangeiras

Azul

Azul anunciou que, entre 19 de dezembro e 31 de janeiro, vai aumentar a oferta de voos para Lisboa, passando a disponibilizar uma nova ligação aérea entre Viracopos e a capital portuguesa. “Para Lisboa, capital de Portugal e a porta de entrada da Azul para a Europa, a operação de final de ano ocorre entre os dias 19 de dezembro e 31 de janeiro. Além dos dois voos operados regularmente, a partir de Viracopos, a companhia vai aumentar a oferta para a capital portuguesa com um terceiro voo, partindo de Viracopos às segundas e retornando de Lisboa às terças-feiras”, indica a companhia aérea brasileira, em comunicado.

O aumento de oferta da Azul para Lisboa é acompanhado também pelo reforço da capacidade para Orlando e Fort Lauderdale, nos EUA, assim como para Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, que passam a contar com maior oferta no período do fim de ano.

“Para a alta temporada, a companhia vai ofertar 1.121 voos internacionais, entre voos regulares e reforço de malha, partindo de diversas bases brasileiras, como os aeroportos de Campinas (SP), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belém (PA) e Manaus (AM)”, lê-se no comunicado divulgado pela Azul, que indica também que a venda de bilhetes já está disponível nos canais oficiais da companhia aérea.

No caso de Orlando, a Azul vai passar a operar mais um voo desde Viracopos, em Campinas, totalizando dois voos diários, aos quais se juntam mais dois voos diários para Fort Lauderdale, na Flórida, desde Viracopos, numa operação que vai ainda contar com um aumento das ligações diretas desde as cidades de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas.

“A partir do dia 15 de dezembro, a capital do Amazonas passa a ter ligação direta com o aeroporto de Fort Lauderdale três vezes na semana, enquanto a capital paraense retoma sua ligação direta com o mesmo terminal a partir do dia 16, oferecendo voos quatro vezes na semana”, refere ainda a Azul.

Já no caso do Uruguai, a companhia aérea tem previsto um aumento da oferta de voos para Punta del Este, desde Campinas, enquanto no período entre 21 de dezembro de 2022 e 28 de janeiro de 2023 passam a existir dois voos semanais.

A partir de 21 de dezembro, a companhia aérea brasileira vai também passar a oferecer mais uma opção de ligação com Montevidéu, no Uruguai, com partida de Florianópolis, em Santa Catarina, numa operação que vai decorrer ao longo de todo o ano.

Além destes voos, a Azul vai também ligar Montevidéu a Foz do Iguaçu, no Paraná, cujos voos arrancam a 20 de dezembro, incluindo duas ligações aéreas por semana nos dois sentidos, estando ainda prevista uma ligação direta entre Recife e a capital do Uruguai com início em novembro, que passa a dois voos por semana, a partir de 21 de dezembro.

“Estamos muito felizes por implementar estas novidades nas rotas internacionais, que gradualmente vão retomando os níveis anteriores e, principalmente, por descentralizar as operações partindo de diferentes localidades do Brasil, em concordância com a premissa da Azul que é interligar todas as regiões do país aos mais diferentes destinos”, destaca Vitor Silva, gerente de Planeamento de Malha da Azul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *