TAP: Mário Carvalho comemora hoje 50 anos na aviação civil no Brasil
   2 de fevereiro de 2022   │     9:11  │  0

 

Um ícone da aviação civil internacional no Brasil, assim podemos classificar Mário Carvalho, ex-diretor geral da TAP e agora consultor da empresa para América Latina nessa fase de transição.  O executivo em entrevista ao Portal CiruitoMundo.com, disse que essa mudança é só mais uma etapa em sua vitoriosa carreira que acaba de completar 50 anos. O sucessor dele na TAP, com quem atuará em colaboração, é o Carlos Antunes, português lisboeta.

Mário Carvalho disse que este é mais um ano de desafios para a aviação civil, mas que está otimista quanto ao cenário e anunciou que a TAP já está trabalhando para aumentar o número de voos, assim como abrir novas rotas, para voltar aos patamares operacionais do período pré-pandemia. “O Brasil é um mercado importantíssimo para a TAP. Transportamos cerca de 1,5 milhões de pessoas para à Europa anualmente”, disse ele.

O executivo destacou o Nordeste como um grande destino turístico para Europa. “É uma região maravilhosa, de um povo bom acolhedor, alegre e que recebe bem a todos”, declarou. “Tem tudo para ser o maior destino de sol e mar para os europeus, e claro tendo a TAP como transportadora”, destaca ele, que se diz um apaixonado pelo Nordeste brasileiro.

“Falta apenas mais investimento e divulgação em marketing e principalmente fazer uma grande campanha de esclarecimento sobre a verdadeira situação do Brasil diante da pandemia, como um país que vem superando os índices de vacinação”, declarou ele.

“A vocação do Nordeste é o turismo. Esta atividade gera cerca de 30% dos empregos nesta região, mas que precisa de investimentos em segurança pública e saneamento básico”, disse Mário Carvalho.

“Temos muitos desafios ainda pela frente, diante deste vírus que sofre mutações constantemente, mas acredito que já estamos a controlar a pandemia e vamos vencer e voltar a viajar”, disse ele.

Uma vida dedicada à aviação

Mário Carvalho completou ontem (01.02.22) 50 anos de trabalho dedicados à aviação civil no Brasil e também em vários países do mundo, onde abriu escritórios de muitas empresas. “Antes de iniciar minha carreira no turismo, na própria TAP, eu trabalhava na Philips do Brasil, na avenida São Luiz, em São Paulo, onde estavam todos os escritórios das companhias aéreas em atividade no Brasil e eu sonhava em ser mecânico aeronáutico”, disse entre um largo sorriso.

“Como sou português fui ao escritório da TAP pedir um emprego…não consegui de primeira, mas depois de dois meses insistindo, me deram o cargo de operador de reserva. Um trabalho artesanal que envolvia muitas fichas, papel e um barulhento telex”, relatou ele. “Mas quatro meses depois fui para o comercial, onde me identifiquei e cresci, indo gerenciar o escritório da TAP em Campinas e depois do estado de São Paulo, passando também por Buenos Aires e Toronto no Canadá de onde pedi demissão, em 1982, e voltei ao Brasil para abrir minha própria agência de viagens”, disse Mário Carvalho.

“Passei 2 anos como agente de viagens e fui convidado para trabalhar na Air Canadá e depois na Vasp, passando por Bruxelas e Barcelona.  Em 2001 voltei ao Brasil, para o Rio de Janeiro para TAP”, declarou ainda ele.  “Pouco tempo depois, finalmente assumi o cargo de diretor geral da TAP no Brasil, onde fiquei até semana passada”, disse ele.

Mário Carvalho abriu novas rotas, estabeleceu relações de negócios para a TAP no Brasil, o que colaborou bastante para o crescimento do fluxo de passageiros. “Abrimos as rotas de Brasília, Belém, Manaus, Porto Alegre a agora em Maceió”, disse ele destacando este último destino turístico como um dos mais promissores, graças a belezas de suas praias e mar azul turquesa.

O executivo disse ainda que a mudança no voo para Maceió com escala em Natal,  vai melhorar ainda mais o fluxo, já que são dois destinos muitos parecidos e existe a possibilidade da implantação do Programa Stopover, onde o passageiro pode descer nestes destinos e passar alguns dias e depois seguir viagem, em outro voo da TAP, até seu destino final, aproveitando a rota.  Contudo ele disse que tudo ainda precisa ser estudado.

Sobre o novo diretor geral da TAP no Brasil, Carlos Antunes, Mário Carvalho disse que se trata de um velho amigo com quem trabalhou por dez anos na TAP. “É português de Lisboa e já bem ambientado no Brasil, onde desenvolveu um grande trabalho por onde passou”, disse ele.

“Temos muitos desafios, mas podem ter certeza  que estamos trabalhando juntos para que cresça e volte à normalidade do período pré-pandemia”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *