Hoteleiros pedem suspensão de restrições em Portugal
   26 de janeiro de 2022   │     23:45  │  0

 

O presidente da Associação dos Hotéis de Portugal, Raul Martins, comentou a decisão do Conselho da Europa de recomendar a livre circulação para cidadãos com o certificado digital Covid da UE, independentemente da situação do seu país de origem, mas apenas da pessoa.

Segundo o presidente da AHP, “espera-se que Portugal levante rapidamente quaisquer restrições e adote quanto antes esta recomendação. Não cremos que seja necessário esperar pelo dia 09 de fevereiro”.

Isto porque, lembra Raul Martins “cerca de 90% dos turistas que chegam a Portugal vêm por via aérea e as restrições ainda existentes dificultam a vinda de estrangeiros, além de terem forte impacto na operação e logística nos aeroportos e nos hotéis”

Em comunicado de imprensa, a Associação recorda ainda que, desde há muito que defende que o certificado digital Covid da UE deve ser um título válido de circulação, só por si, por questões de simplificação das viagens, uniformização de critérios e valorização da situação de vacinação na Europa, esperando que esta recomendação seja seguida rapidamente por todos os países da UE, dispensando-se assim os testes e quarentenas.

Atualmente vários países da Europa, como Espanha, França, Itália, Países Baixos, bem como o Reino Unido, já adotaram igual procedimento.

Por outro lado, a AHP reforça a necessidade de Portugal aceitar certificados de cidadãos de países extra UE, como os dos EUA, Canadá ou Brasil, isto porque as vacinas aí ministradas são reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Gazeta de Alagoas Online Ltda. Todos os direitos reservados.