Empregos no turismo crescem; novembro tem o maior número de contratações do ano
   30 de dezembro de 2021   │     9:17  │  0

O ano de 2021 está terminando com números positivos para o turismo brasileiro. Após alta na ocupação hoteleira, aumento do fluxo de passageiros e crescimento do índice de atividades turísticas no país – que alcançou 80% do patamar registrado no início do ano –, a geração de empregos no setor também apresentou evolução expressiva.

Segundo dados da pesquisa Monitora Turismo, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, novembro registrou o melhor saldo de empregos formais do ano, com 38.959 novas vagas, o que representa 12% do total de empregos gerados no país. Este número é mais de 17 vezes superior ao registrado em janeiro de 2021, quando foram contratados 2.215 trabalhadores formais no setor, e 58% maior do que o registrado em outubro deste ano (24.599).

“O setor de turismo tem demonstrado recuperação dia após dia, mas agora vemos que a tendência é, cada vez mais, de crescimento. Trabalhamos durante todos esses meses para que este momento chegasse e o nosso objetivo é superar os índices pré-pandemia e alcançar todo o potencial que o nosso setor possui”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

De acordo com a pesquisa, todos os estados brasileiros registraram aumento no número de empregos entre outubro e novembro de 2021, crescimento que se manteve desde o início do ano. O cenário é animador dado que, em 2020, a maior parte dos estados registrou saldo negativo de postos de trabalho.

Entre os estados com maior salto no número de empregos no turismo entre outubro e novembro de 2021 estão Amazonas (+129%), Distrito Federal (+110%), Rio de Janeiro (+107%) e Rondônia (+98%). Já entre as capitais com melhor desempenho na criação de vagas no setor, Belém (+184%), Salvador (+167%) e Vitória (+156%) estão entre os destaques. Além dessas, Brasília, Manaus, Maceió, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro também mais que dobraram o número de postos de trabalho criados.

Para Mariana Aldrigui, autora da pesquisa, “o turismo doméstico de lazer foi o principal responsável pela geração de empregos ao longo do ano, e a reprogramação de eventos sociais e alguns eventos de negócios pelo salto nos últimos dois meses”.

MONITORA TURISMO

O Monitora Turismo é um painel desenvolvido para acompanhar a movimentação da indústria no Brasil. Para isso, são utilizados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil, contemplando 571 atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *