Companhia COPA do Panamá lidera ranking internacional de passageiros no Brasil
   30 de julho de 2021   │     20:55  │  0

 

A companhia aérea Copa do Panamá foi a que mais transportou passageiros internacionais no Brasil em junho, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que transportou 41 mil passageiros, representando 17% dos passageiros de voos internacionais em aeroportos brasileiros ). A LATAM ficou em segundo lugar com com 29 mil (12,1%) e, a TAP, com 27 mil (11,3%) e a American, com 21 mil (8,6%), e a também americana United, com 20 mil (8,2%).

O crescimento da COPA no Brasil se deve a busca dos brasileiros em viajar para América Central, principalmente para Cancun no México, que manteve a fronteira aberta para o Brasil, enquanto Portugal continua com fechado e esta entre os países da Europa com um dos maiores índices de contaminação de covid-19, cenário que tem prejudicado bastante a TAP.

A companhia aérea portuguesa sempre liderou o ranking no Brasil como a principal transportadora internacional, chegando a registrar 1,2 milhões de passageiros internacional. A segunda maior europeia em junho foi a Air France, com dez mil passageiros e uma quota de mercado de 4%, seguindo-se a outra companhia do mesmo grupo, a holandesa KLM, com nove mil passageiros e uma quota de 3,8%, a Swiss, do grupo Lufthansa, com cinco mil passageiros e uma quota de 2,1%, e a Lufthansa, também com cerca de cinco mil e quota de 2,1%.

De acordo com os dados da ANAC, em junho deste ano o Brasil teve 240.154 passageiros de voos internacionais, mais 254,5% que no mês homólogo de 2020, mas menos 87,5% ou menos 1,67 milhões que em junho de 2019.

Os dados da ANAC Brasil, mostram que apesar do predomínio da Copa nos últimos meses, no conjunto do semestre a LATAM, formada pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, manteve a liderança do mercado, com cerca de 178 mil passageiros, graças aos resultados dos primeiros três meses, em que teve sucessivamente 57 mil passageiros em Janeiro, 26 mil em Fevereiro e 25 mil em Março.

A TAP surge neste ranking em 3º lugar, com 103 mil passageiros, a grande distância da segunda maior companhia europeia em passageiros transportados de/para o Brasil, a Air France, com cerca de 79 mil.

A informação da ANAC mostra que o balanço semestral da TAP é fortemente penalizado pelas restrições nas ligações entre Portugal e o Brasil devido à pandemia, que levaram a que em fevereiro e março a TAP não chegasse sequer à 20ª posição com apenas cerca de mil passageiros em cada um desses meses.

Esse foi também o período de maior ascendente da Copa, que chegou mesmo à liderança do mercado nos meses de abril, maio e junho, com 26 mil, 32 mil e 41 mil passageiros, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Gazeta de Alagoas Online Ltda. Todos os direitos reservados.