Empresa quer licença ambiental sem comprovação de eficiência na queima de resíduos
   8 de fevereiro de 2021   │     14:17  │  0

Empresa, mesmo sem licença ambiental, anunciou que está em fase final de instalação para funcionamento infligindo gravemente a legislação ambiental.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) embargou a obra de instalação da empresa Global Solutions, em Girau do Ponciano, por descumprir normas do processo de licenciamento ambiental, já que não tem licença para ter iniciado a construção para funcionamento. A empresa foi notificada e entrou com o pedido de licenciamento, que deverá ser apreciado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente ( Cepram). Mesmo sem licença ambiental, a empresa anunciou na imprensa que esta em fase final de instalação para funcionamento.

A tecnologia utilizada pela empresa tem sua eficácia questionada por ambientalista, já que só tem uma unidade funcionando em Contagem, Minas Gerais, em um local longe de aglomerado urbano e com uma licença ambiental concedida pela prefeitura, que não emitiu nenhum parecer sobre a eficácia do funcionamento do empreendimento.

Em São Paulo não tem nenhuma unidade da Global Solutions funcionando e o local que foi anunciado, pela empresa na imprensa, existe apenas uma área algumas instalações com equipamento desmontado; fato constatado pela fiscalização do IMA que esteve lá.

Não aprovado pela Cetesb

Segundo conseguimos apurar junto aos representantes do IMA, que foram até São Paulo, a Cetesb não concedeu licença ambiental à Global Solutions até hoje, porque o processo de queima dos resíduos não teve sua eficácia comprovada e principalmente que danos pode causar ao meio ambiente e também aos seres humanos.

O pedido de licença ambiental realizado pela empresa informa que o empreendimento estaria se instalando no Distrito Industrial de Girau do Ponciano, contudo no contrato da empresa, o endereço é uma rua projetada, próximo a um aglomerado urbano residencial, fato que também preocupa a comunidade, fato constatado pelo IMA, que ainda lembrou que a Prefeitura não tem competência para conceder licença ambiental, para este tipo de instalação de processamento de resíduos.

Outra agravante, o IMA informou também que o Distrito Industrial de Girau do Ponciano não possui licenciamento ambiental para funcionamento, o que caracteriza total desconformidade com a Legislação Ambiental vigente.

O Cepram deverá analisar todo processo e se posicionar sobre a instalação do empreendimento nesta terça-feira (9)., Vale destacar que até agora não conseguiu comprovar eficiência e principalmente o impacto que causará ao meio ambiente.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *