Cicloturismo: a novidade que vem crescendo
   30 de junho de 2020   │     9:00  │  0

 

Descobrir nichos de mercados é uma ação estratégica que os empresários de turismo, devem sempre perseguir e para isso devem ficar atentos as tendências de mercado. Um trabalho realizado na busca de informações, junto aos profissionais de jornalismo especializados, com comprovada experiência e principalmente credibilidade.

A informação apurada é fonte de poder para desenvolver seus projetos empreendedores, e a notícia fundamentada com reportagens in loco, vivenciada pelo profissional de imprensa, é o conhecimento que precisa. Fora disso o que se encontra nas redes sociais é pura ilação, lobby para emplacar tendência, ou fake News, jogados na internet e disseminados por pessoas, que buscam influenciar o mercado, sempre atendendo aos interesses dos patrocinadores.

Pensando nisso é que buscamos sempre ir a fundo na busca da informação concreta e com números, itens preponderantes para informar com seriedade nossos leitores e seguidores, através de nosso Instagram (@mozartluna), ou em nosso blog meio ambiente e turismo e portais que escrevemos e participamos, no Brasil e em Portugal.

 

Nessa busca de informações sempre apresentamos análises de nichos de mercado, como o tema desse nosso comentário, hoje, que aponta o crescimento do cicloturismo. Isso mesmo! Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem, no continente Europeu cerca de 23 milhões de pessoas, que praticam o clicloturismo.

Os números são também apresentados e confirmadas nas plataformas digitais de vendas de pacotes de turismo, onde os interessados buscam informações se existem roteiros para serem realizados de bicicleta e também trilhas para serem realizadas.

É um público novo para o turismo no Brasil e que o empresário de turismo precisa se informar, principalmente em Alagoas, que se prepara para “virada do turismo em 2020”, com a chegada dos voos da Air TAP Portugal, a partir de junho trazendo milhares de europeus.

 

Cicloturismo no Algarve

Um exemplo é a região do Algarve, em Portugal, onde o cicloturismo se instalou e os empresários tiveram que se preparar para atender a esse fluxo turístico novo, que em seis meses, já registrou 4 milhões de hospedes em busca dessa atividade.

O incrível é que o cicloturismo, no Algarve, vem ajudando a resolver os problemas da sazonalidade naquela região de Portugal. Uma situação também vivida em vários destinos em Alagoas. Os números atestam que, os praticantes do ciclo turismo, no Algarve são 95% estrangeiros, oriundos da Inglaterra, França, Alemanha e países nórdicos.

Para atender a esse público foram criadas 46 trilhas devidamente sinalizadas com placas em três línguas (português, inglês e espanhol). Também foram criados pontos de apoio ao cicloturista, com água, abrigo do sol e da chuva e placas com números de emergência e socorro.  Um nicho de mercado novo e que vai surpreender ainda bastante.

A região também ganhou o aumento de lojas e oficinas de bicicletas, além de todo um mercado que gira em torno da atividade do ciclismo como capacetes, luvas, roupas, depósitos para água, protetor solar e claro as bicicletas, para alugar ou para vender.

 

Cicloturismo na Barra de São Miguel

Em Alagoas, uma experiência parecida surgiu na Barra de São Miguel, na Vivá Pousada, localizada na Praia Porto das Vacas, onde se tem uma pracinha temática, hoje ponto turístico e de encontro dos cicloturistas, que começam a descobrir a Barra.

A Vivá Pousada disponibiliza bicicletas apropriadas para passear pelas praias e trilhas e também rodovia. Orientações de segurança e sinalização são repassadas aos cicloturistas que desejam conhecer o destino de uma forma diferente, com exercício físico e sem poluir o ar.

O cicloturismo é uma atividade do turismo de experiência que faz bem a natureza e a com a saúde. Nota dez para Vivá Pousada. Quem desejar conhecer o cicloturismo, basta dar uma passadinha na Barra de São Miguel.

CONTATOS – 82 99676-8484

http://www.vivabarrahotelpousada.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *