Vários eventos acontecem em agosto em Alagoas
   28 de junho de 2020   │     6:21  │  1

Foto: Semtel

A previsão feita pelo presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB, Glënio Cedrin, sobre a volta do turismo de eventos para Alagoas se concretizou e estão previstos vários Congressos, feiras, simpósios  e até competições esportivas. A entrevista exclusiva foi concedida logo no inicio da pandemia, quando o Governo do Estado baixou o decreto fechando várias atividades comerciais em Alagoas.

De acordo  com a Prefeitura de Maceió na captação de congressos, feiras, simpósios, competições e afins, dos 16 eventos programados para este ano, apenas 13% foram cancelados em razão da pandemia.

Segundo Glênio Cedrin a partir de agora será um momento duro com recuperação mês após mês, a partir de julho, com a retomada de confiança das pessoas para viajar. “Teremos no segundo semestre, segundo dados, até o momento, uma boa agenda de eventos importantes em Maceió, que ajudará nesta recuperação a partir de agosto e setembro”, disse ele.

Agosto

Em agosto, o turismo de eventos, traz para Alagoas três grandes atividades do segmento em Maceió. Segundo ele vai lotar a hotelaria. Em final de agosto, seguido por setembro e outubro é a vez do retorno do turismo de lazer.

Segundo ainda Glênio Cedrin,  a maior operadora da América Latina, que tem Alagoas como um dos seus principais produtos, já confirmou reservas para agosto, setembro e outubro.  Essa garantia é dada também, graças ao pacote casado com as companhias aéreas, que já estão bem mais otimistas, com relação a passagem da tempestade.

Contudo, Glênio Cedrin, enfatiza que todo esse cenário foi montado, tendo como base as decisões tomadas pelo Governo do Estado. “Foram medidas acertadas e tomadas rápido para evitar a propagação do coronavírus”, disse ele.

O executivo é conhecido por ser um grande observador de cenários e também por ser um dos mais bem informados executivo de turismo do Nordeste.

Suas colocações são ouvidas com respeito e credibilidade, já que tem raízes familiares e empresarias, em um dos maiores grupos de hoteleiro, receptivo e de eventos de Alagoas, o Grupo Tropicalis e Amarante (Hotéis Salinas).

O cenário montado pelo executivo, traz um alento de esperança e afasta o desespero de pequenos empresários, que buscam informações para também traçar planos para travessia da pandemia criada pelo coronavírus.

“É bom lembrar que de qualquer maneira estaríamos, neste momento, passando pela chamada baixa temporada, com poucos turistas”, disse ele. “O detalhe é que essa situação sazonal foi agravada por dois fatores: primeiro a presença das manchas de óleo nas praias e agora o coronavírus”, relata ele.

Congressos 

Segundo press release da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió “do total, 31% foram adiados para 2021, a exemplo do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, com público estimado em 6 mil pessoas, enquanto 25% aguardam nova data para a realização. Outros eventos, entretanto, foram remarcados para o segundo semestre deste ano, como o Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (VI ENOJUS), que deve reunir cerca de 300 profissionais em dezembro. Mesmo com poucos cancelamentos,  todo o calendário segue em monitoramento pelo MC&VB junto às entidades de classe, com possibilidade de novas alterações caso o cenário ainda não esteja favorável para a retomada dos eventos.

Para a segurança dos congressistas, prestadores de serviços e comunidade em geral, os eventos devem seguir as normas indicadas nos protocolos sanitários da Prefeitura de Maceió, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e dos governos estadual e federal. Entre as principais medidas recomendadas para a realização dos eventos no Protocolo Experimente Maceió, implementado pela Semtel, estão o uso obrigatório de máscara por todos os participantes e funcionários; disponibilização de dispensers com álcool em gel em todos os espaços; aferição de temperatura; distanciamento de cadeiras; oferecimento de serviços médicos e procedimentos para casos suspeitos; serviço de alimentação individualizada; higienização dos locais antes e após as realização dos eventos; diminuição da ocupação total dos eventos; entre outros.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, as medidas de segurança sanitária serão de fundamental importância para a retomada do segmento, que tem papel decisivo na manutenção do fluxo turístico na capital alagoana. “O planejamento da retomada é essencial para que tenhamos um destino seguro e preparado para receber os turistas pós-pandemia. Em parceria com o MC&VB, vamos focar em um trabalho estratégico para a retomada as atividades do segmento, que tem um impacto significativo na economia municipal, para que o turismo de negócios volte a aquecer a economia, gerar empregos e ser um importante aliado na manutenção do fluxo de visitantes. Os poucos cancelamentos do calendário reforçam o potencial de Maceió para receber grandes eventos e confirmam a confiança no destino”, apontou o secretário.

Segundo a diretora-executiva do MC&VB, Danielle Novis, os protocolos são importantes para definir os novos passos do setor e oferecer mais segurança aos congressistas e entidades de classe. “Temos acompanhado diariamente o calendário de eventos para evitar cancelamentos e manter o relacionamento ativo com os representantes das entidades, seja negociando novas datas ou mostrando os diferenciais competitivos do destino Maceió. Nosso retorno, ainda sem data definida, seguirá rigorosamente as medidas oficiais determinadas pelos governos federal, estadual e municipal para uma retomada segura e responsável. Estamos atentos ao cenário nacional e esperamos que o segundo semestre seja de boas notícias”, completou Novis.

Impacto econômico de mais de R$ 67 milhões em 2019

O mercado de turismo de negócios e eventos é um dos principais segmentos responsáveis pela manutenção do fluxo turístico local ao longo do ano.  Além de contribuir diretamente na geração de emprego e renda para a população local, o segmento também fortalece a rede hoteleira, gastronômica e vários outros setores da cadeia produtiva do turismo. Somente no ano passado, por exemplo, segundo dados apresentados pelo MC&VB, o setor gerou um impacto econômico de R$ 67,5 milhões no Município”, finaliza o comunicado.

Blog com Ascom Semtel

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CARLOS ALBERTO

    Poderíamos ter muito mais, se Maceió possuísse equipamentos esportivos de qualidade para realização de eventos nacionais e internacionais.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *