Arapiraca realiza hoje a 18º maior cavalgada religiosa do Nordeste
   31 de janeiro de 2020   │     6:00  │  0

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho está completando 18 anos, sendo a mais antiga realizada em Alagoas, sem interrupções. A comitiva sai hoje, as 15 hora da cidade pernambucana de Bom Conselho, seguindo o mesmo trajeto feito pelo fundador da cidade de Arapiraca, Manoel André, que levou a imagem da padroeira, para o que um pequeno povoado na época e hoje é a capital alagoana do Agreste.

A cavalgada reúne cavaleiros e amazonas de várias partes do Estado e até convidados de fora. O número de participantes é limitado a 200 pessoas.

O percurso tem cerca de 100 quilômetros e dura três dias.  A comitiva sai do município pernambucano de Bom Conselho, onde é oferecido  almoço, seguido da celebração da Santa Missa, onde recebem as benções do bispo diocesano Dom Valério Breda. Logo depois, a cavalgada parte com destino a Arapiraca.

São três dias percorrendo estradas de chão batidos, passando por fazendas, vilarejos, num passeio inesquecível para quem gosta de cavalo, campo e aventura ao lado de amigos e familiares. No percurso acontecem os “bate-sela”, onde a comitiva estaciona para descansar dos animais. Nestas paradas a imagem é colocada geralmente em um local público, para o louvor dos devotos, que relatam benções realizadas pela padroeira todos os anos.

Os pernoites são realizados em locais previamente preparados, como escolas municipais. Um grande trabalho de logística é planejado com um grupo de apoio, que conta com serviço médico, ambulância, médico veterinário e escolta da Polícia Militar do Estado de Alagoas; sempre presente ao evento desde o começo.

Também é servida toda alimentação desde o café da manhã, onde é servido o famoso cuscuz Coringa e outros produtos dessa indústria alimentícia, que é motivo de orgulho para Alagoas. O destaque vai para o empresário José Alexandre, diretor do Coringa e que sempre presente ao evento.

A chegada da comitiva acontece no dia 2 de fevereiro, em Arapiraca, quando se comemora a data da padroeira da capital alagoana do Agreste, Nossa Senhora do Bom Conselho. Os cavaleiros e amazonas percorrem as avenidas da cidade, até a Concatedral, no Centro da cidade levando a imagem que é entregue ao Bispo Dom Valério Breda, para dar início a Santa Missa e em seguida a procissão, com a participação de milhares de pessoas de todo Agreste.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *