Tragédia: canoa de tolda de Piranhas afunda no rio São Francisco
   29 de dezembro de 2019   │     14:22  │  1

Piranhas sofre mais um golpe em seu patrimônio histórico, com o afundamento da lendária canoa de tolda e a última ainda existente na região. A embarcação amanheceu no fundo do rio São Francisco e as imagens que circulam nas redes sociais, causaram revolta e indignação, além de cobranças das autoridades responsáveis pela preservação e guarda desse bem da coletividade e que representa parte da história de Alagoas.

A Canoa de Tolda de Piranhas pertence a Prefeitura, mas segundo relatos de moradores da cidade, a embarcação vinha vem sofrendo com o abandono devido a falta de manutenção adequada.

Segundo os primeiros relatos de grupos nas redes sociais, a prefeitura teria dispensado um homem chamado José Gomes, responsável pela guarda da Canoa de Tolda. Com a dispensa desse “vigia”, a embarcação começou a sofrer com ações de vândalos. Os motivos do afundamento da Canoa, ainda são desconhecidos. Entretanto o pior é que, até o momento, a prefeitura não tomou nenhuma providencias para o resgate.

Iphan e Assembleia

Nosso blog ouviu o superintendente do Instituo do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Mário Aloísio, que lamentou o fato e disse que o órgão já havia alertado a prefeita Maristela Sena, sobre os péssimos estão de conservação da embarcação histórica.

Segundo ainda o superintendente, a prefeita se comprometido em contratar um carpinteiro para realizar os serviços de recuperação, mas que não teve mais informações sobre a situação da embarcação. Para ele o assunto tem que ser apurado com rigor.

Mário Aloísio lamentou o fato e fez um apelo aos empresários de turismo e moradores de Piranhas, para que se mobilizem num movimento para salvar a única canoa de Tolda existente ainda naquele trecho do rio São Francisco

Nosso blog também ouviu o deputado estadual Marcelo Beltrão, integrante da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Alagoas. O parlamentar também lamentou profundamente o fato, e disse que estará solicitando a prefeita esclarecimentos dos fatos que podem ter levado ao afundamento da embarcação histórica.

“Estamos no recesso de final de ano, mas mesmo assim amanhã (30) estarei providenciando uma comunicação aos integrantes da comissão e oficializando esclarecimento a prefeita”, disse ele.

Outra perda que Piranhas sofreu ano passado foi a retirada da locomotiva, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que levou para Maceió a composição, alegando que também esta sofrendo com o abandono por parte do poder público municipal.

Nosso blog está tentando ouvir a prefeita Maristela Sena, mas ate o momento a gestora não atendeu nossas ligações nem respondeu as mensagens enviadas por SMS e WhatsApp.

 

 

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antônio Nunes de Araújo Neto

    Trago a feliz notícia que a gestão da prefeita Maristela Sena Dias, hora representada pelo secretário de Infraestrutura, Toni Nunes, já realizou o resgate da Canoa de Tolda, diferente do que mencionou a reportagem, trabalhamos desde as das primeiras horas da manhã desse domingo, 29 de dezembro para de forma responsável e comprometida salvar a Canoa de Tolda… afirmo que a citada Canoa foi alvo de vândalos que de forma irresponsável tentou denegrir a imagem da gestão.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *