Penedo: Cruz de Pedra com 347 anos é recolocada em seu local de origem
   30 de novembro de 2019   │     13:32  │  0

 

Um dos monumentos importantes da cidade de Penedo, a Cruz de Pedra, que marcou a expulsão dos holandeses foi restaurada e devolvida ao seu local de origem, onde foi colocada em 19 de setembro de 1645. O obra possui 347 anos.

O monumento foi alvo de atos de vandalismo, sendo arrancada e jogada ao chão, mas recuperada e agora colocada de volta na última sexta-feira, pelo vice-prefeito Ronaldo Lopes, numa solenidade de contou com a presença de vários representantes do município.

O trabalho foi realizado por um especialista de restauro de obras antigas, que primou pela preservação da originalidade da peça. “Contratamos um profissional especialista em restaurações e assim iremos devolver a população penedense esse monumento histórico do século dezessete”, afirmou o Prefeito em exercício.

Serviços a serem executados

Inicialmente foi realizado um diagnóstico da situação do monumento, destruído pela ação do tempo, apresentando erosão e fungos, na qual as partes metálicas encontram-se oxidadas.

Por isso será feito o tratamento de fungos, seguida pela extração de pinos oxidados no interior da pedra, além do reforço estrutural do cruzeiro com consolidação do suporte e com aplicação de fungicida.

Todas as etapas serão documentadas fotograficamente, antes e durante a realização dos serviços, com fotografias em papel colorido.

Durante a reconstrução, será utilizado o material original em pedra, recuperando as partes danificados, com sua substituição parcial, apenas nos locais onde for impraticável o aproveitamento. Após reconstituição, o monumento será impermeabilizado com verniz próprio para pedra.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *