Petropólis: cidade da família real brasileira
   25 de novembro de 2018   │     6:06  │  2

FullSizeRender (6)O Brasil é o único país da América Latina que tem uma família real com descendentes diretos da nobreza européia, com raízes nas dinastias mais importantes do Velho Mundo. A família real brasileiras possui laços de sangue com os reis e rainhas da França, Suécia, Espanha, Alemanha e Portugal.

Toda essa história está guardada em Petrópolis, também chamada Cidade Imperial, cravada a cerca de 840 metros de altitude, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1843, Petrópolis recebeu esse nome em homenagem ao seu grande protetor e frequentador, o imperador D. Pedro II, que passou todos os 49 verões de seu reinado na cidade.

IMG_6286

O povoamento de Petrópolis  começou, em 1822 quando Pedro I, proclamador da Independência do Brasil, começou a usar a passagem pela  serra para chegar a Minas Gerais. Por ordem dele foram construídas instalações para pouso da tropa. Depois disso muitos buscaram na serra, o local ideal para morar, atraídos pelo clima bastante agradável diferente do Rio de Janeiro, principalmente durante o verão.

A temperatura média em Petrópolis é de 19º. A cidade tem uma população aproximadamente de 300 mil habitantes, com uma das maiores rendas per capita da região, assim como o melhor Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH), caracterizando a cidade como aristocrática.

Volta da MonarquiaCOROA IMPERIAL

 

 

A cidade Imperial, como é conhecida Petrópolis, possui atrativos turísticos diversificados como a rica história da família real brasileira. Príncipes, viscondes, marqueses e barões títulos, que ainda existem com os descendentes da família real brasileira. Também em Petrópolis temos a presença da cultura alemã, que disseminou a produção de cerveja artesanal. A cidade oferece ainda a prática de caminhada em trilhas na serra. Os alemães foram levados a Petrópolis pela Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria e formavam uma companhia especial alemão para sua guarda pessoal, já que também descendia da dinastia germânica.

 

Um dos principais atrativos é o Palácio Imperial, que possui um rico acervo da família real brasileira como móveis, vestimentas, jóias, documentos e a coroa


do Império brasileiro. Um local lindíssimo, que conta uma fase da história de nosso país. Pedro II era um monarca e chefe de estado que possuía um alto nível intelectual, sendo respeitado na Europa. O imperador brasileiro desenvolvia ações planejadas, para alavancar o Brasil, no rumo da pesquisa cientifica e elevação cultural da população.

IMG_6292

Pedro II foi um dos mandatários brasileiros que mais incentivou a educação, a cultura e o desenvolvimento, mas também foi vítima da oligarquia rural brasileira, que se revoltou contra a família real, por ter decretado o fim da escravidão no Brasil.

Conspiração

O Barão de Cotegipe chegou a dizer a princesa Isabel, que família real brasileira ia perder a coroa brasileira, para os republicanos, que se aproveitaram do momento político para inflamar o Exercito e assim proclamar a República, que deu às oligarquias rurais o poder, que ficou no Poder até o período de Getúlio Vargas.

A cidade Imperial guarda importantes documentos da família real brasileira e conta também com o Movimento que luta para que a Monarquia Constitucionalista volte ao Brasil .

O Imperador Pedro I era um defensor da Monarquia Constitucional. Os defensores da volta da Monarquia no Brasil argumentam que essa seria uma forma de trazer tranqüilidade política ao país e a volta do sistema parlamentarista de governo, proposta já defendida por vários senadores.

IMG_6282

Palácio da Quitandinha

IMG_6283

O Palácio da Quitandinha foi erguido em 1941 e é uma das atrações turísticas de Petrópolis, que já serviu de residência para o presidente Getulio Vargas, durante a Segundo Guerra Mundial. O prédio é suntuoso e aguarda a aprovação de um projeto no Congresso Nacional de liberação do funcionamento de cassinos no Brasil.

IMG_6281

O prédio guarda um pouco também de uma das páginas da história brasileira durante a Segunda Guerra, quando o presidente Franklin Delano Roosevelt esteve na cidade para ser reunir com o então presidente Getulio Vargas  para convencê-lo de entrar no grupo dos aliados contra os países do Eixo, (Alemanha e Japão).

Hoje serve apenas para realização de congressos e aberto a visitação pública. Funcionando também uma parte dele como hotel. Vale apenas conhecer.

IMG_6284

 

Catedral de São Pedro de Alcântara.

IMG_6318

A catedral de São Pedro de Alcântara começou a ser construída em 1884 e só foi concluída 1925, se caracterizando pelo estilo seu neogótico, seguindo o estilo das catedrais francesas. Hoje a catedral guarda os restos mortais do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina e também da princesa Isabel e seu esposo do Conde d`Eu.

IMG_6314

O templo religioso é lindíssimo e não fica atrás das catedrais da Europa nos detalhes e riquezas arquitetônicas, além de uma reparação a família rea,l que ficou proibida de volta ao Brasil até 1920, por força de um decreto desumano.

PLACIO DE VIDRO

Palácio de Cristal  

O Palácio de Cristal foi inspirado no que existe em Londres, mas foi fabricado na França e trazido desmontado para o Brasil onde foi erguido em Petrópolis para se comemora o fim da escravidão no Brasil. O Palácio de Cristal foi abandonado pelos republicanos da época, que viam nele um monumento a libertação dos escravos.

Fábrica de cervejas

Em Petrópolis existe o tour da cerveja, onde os visitantes podem conhecer fabricas de cervejas bem conhecidas e também artesanais, que são feitas em casas de descendentes de alemães, que levaram para Cidade Imperial a tradição de fazer cervejas.

Casa de Santos Dumond

 

IMG_6307

Petrópolis é um lugar muito especial que várias personalidades brasileiras haviam escolhido como local para descansar e recarregar as s forças. Entre essa pessoas estavam Santos Dumont, considerado o pai da aviação  que tinha uma casa na cidade e que hoje foi transformada em local de visitação pública.

IMG_6306

Um réplica do 14 bis foi erguido em praça pública e é  uma das atrações da cidade.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jacinto Bet

    Sou catarinense. Casei com uma Petropolitana. Morei nesta linda, ordeira, desenvolvida, acolhedora cidade por uns 15 anos. Nossos dois filhos mais velhos ali nasceram. Hoje estamos novamente morando em Santa Catarina. Aí deixei grandes amigos. Tenho orgulho muito grande em dizer que morei nesta cidade. Tenho muitas saudades desta terra. Minhas saudações aos petropolitanos.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *