Aterro sanitário do Sertão amplia atendimento
   1 de agosto de 2018   │     15:00  │  1

 

O Aterro Sanitário construído com recursos federais e administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres), localizado entre os municípios Olho D’Água das Flores e Olivença em atendendo a cerca de 20 municípios do Sertão alagoano.

Embora projetado para atender a 13 municípios consorciados hoje o aterro também atende a mais 6 municípios consorciados integrantes do Consórcio de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (CRESAL). Isso possibilitou ganhos de escala baixando significativamente o preço de R$ 78,00 para R$ 60,23/tonelada.

O aterro recebe hoje 200 toneladas/dia, graças a conscientização dos prefeitos, que decidiram encerrar os lixões de suas cidades, dando cumprimento a politica nacional de gerenciamento de resíduos sólidos regulamentado através da lei federal 12.305/10.

“Quando iniciamos nossas atividades em 2016 recebíamos pouco mais de 20 toneladas/dia”, lembra o superintendente do Cigres, Antônio Arruda. “Hoje estamos operando com capacidade máxima recebendo cerca de 200 toneladas/dia”, declarou ele.

 

Histórico

O aterro sanitário sob a responsabilidade do Cigres, é único Consórcio público em funcionamento em Alagoas destinado ao tratamento de resíduos sólidos. Os recursos foram oriundos da Carteira de Resíduos Sólido, na época administrado pela Codevasf na região da Bacia Leiteira de Alagoas.

O aterro possui 19 hectares, com capacidade de receber cerca de 200 toneladas por dia, no período de 22 anos, podendo essa vida útil ser estendida para até 30 anos, com a implantação de novas tecnologias.

O Consórcio é formado pelos municípios de Olivença, Olho D´Água das Flores, Monteirópolis, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Maravilha, Carneiros, Palestina, Batalha, Jacaré dos Homens, Cacimbinhas, Major Izidoro e Belo Monte.

Atualmente o Cigres celebrou um Convenio de Cooperação com o CRERSSAL que congrega 6 municípios do sertão atendendo a mais seis municípios do Sertão: Delmiro Gouveia, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Água Branca, Canapi e Inhapi, aumento sua área de atuação e demonstrando sua importância na preservação do meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

Tags:, ,

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *