Marx Beltrão cobra explicações sobre leilão do aeroporto Zumbi dos Palmares
   27 de abril de 2018   │     17:55  │  1

O ex-ministro do turismo e deputado federal Marx Beltrão (PSD/AL)  cobrou da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) explicações sobre a colocação do aeroporto Zumbi dos Palmares em um lote do leilão de privatização, onde se exigiu dos participantes apenas o compromisso de expandir a área do estacionamento.  Ele pediu também garantias dos empregos dos trabalhadores que exercem atividades no aeroporto.

O deputado federal alagoano questiona inclusão do terminal alagoano em lote deficitário, apresentação de melhorias e situação dos trabalhadores. O deputado federal Marx Beltrão parlamentar fez uma série de cobranças e questionamentos sobre o modelo de concessão do Aeroporto de Maceió, apresentado nesta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados.

Após solicitar a realização de audiência para discutir o tema na Comissão de Turismo da Casa, o parlamentar alagoano quer esclarecimentos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil) sobre vantagens para Alagoas com os critérios escolhidos.

O deputado alagoano não é contra a privatização, pois acredita que a concessão pode trazer eficiência para a prestação dos serviços e ampliação da capacidade de recepção dos turistas, mas questiona o formato de leilão por lotes. “Só Recife e Maceió apresentam crescimento no lote que fomos incluídos. Os demais são deficitários. Isso traz diversas preocupações”, destaca.

Estacionamento

 

A ANAC anunciou durante a audiência que entre os poucos investimentos previstos para o aeroporto Zumbi dos Palmares, estaria apenas a ampliação do estacionamento,o que para o deputado Marx Beltrão é “ridículo”, já que se trata apenas de um ato que vai beneficiar quem explora comercialmente a área.  “Não é razoável entregar o Aeroporto Zumbi dos Palmares a uma concessionária tendo como justificativas apenas melhorias no estacionamento”, dispara.

Marx Beltrão disse que é preciso dar seriedade aos critérios para leiloar o aeroporto Zumbi dos Palmares e defendeu que o aeroporto precisa aumentar a capacidade de passageiros, ampliar os terminais e áreas de prestação de serviços. A agência informou, posteriormente, que a previsão de investimentos no terminal é de R$ 404 milhões e que as benfeitorias serão apresentadas em maio durante consulta pública.

Trabalhadores

O parlamentar alagoano não se limitou apenas as observações de melhorias físicas para o aeroporto como critérios para leiloar esse equipamento, que custou milhões aos cofres públicos. Marx Beltrão defendeu também os interesses dos trabalhadores no tocante as garantias dos empregos.

O deputado federal alagoano cobrou também que se esclarece o futuro e a situação dos servidores da Infraero, colaboradores terceirizados e trabalhadores ligados à atividade turística, que dependem do aeroporto, também foram questionados pelo parlamentar. “A manutenção dos empregos é fundamental, há toda uma estrutura de trabalhadores que tiram sua renda do aeroporto. São milhares de famílias alagoanas”, argumenta.

Em resposta, o representante da SAC garantiu que os contratos de terceirizados serão absorvidos pela concessionária vencedora e que os demais trabalhadores do turismo não serão impactados com a futura gestão. Em relação aos servidores da Infraero, a secretaria informou que podem ser remanejados para outros setores da empresa pública ou aderir a planos de demissão com incentivos.

Na audiência, Marx solicitou ainda informações sobre a reclassificação do Aeroporto Zumbi dos Palmares para “Delta”, que permite operar regularmente aeronaves de grande porte – como A 330 –, e a participação das comissões de Turismo e Viação e Transportes nas audiências de consulta pública do processo de concessão.

O Aeroporto do Maceió (Zumbi dos Palmares), que bateu o recorde de movimentação em 2017 – mais de 2 milhões de passageiros –  está em lote de concessão junto com os terminais de Recife (PE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE).

 

Tags:

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *