Devinho Novaes no aniversário de Porto Calvo atrai milhares de fãs
   11 de abril de 2018   │     10:00  │  0

 

Um dos municípios mais antigos do Nordeste, Porto Calvo, está comemorando amanhã a data de sua criação com seus 382 anos. A prefeitura municipal preparou uma grande programação que começa hoje com as apresentações  com Muleks, Samyra Show e Devinho Novaes. Dia 12, a festa cívica terá muita comemoração, inaugurações, eventos esportivos, lazer e cultura. O Circuito Alagoano de Teatro de Rua acontece nos dias 13 e 14.

Os shows iniciam, às 21h, no Centro da cidade. Um grande esquema de segurança está sendo montado para garantir a alegria do folião. Caravanas estão sendo esperadas de várias cidades de Alagoas e Pernambuco.

O prefeito da cidade David Pedrosa disse que está será uma das maiores festas populares dos últimos anos e tudo gratuitamente. “Vai ser uma das maiores festas da história de Porto Calvo. Vamos proporcionar grandes apresentações no dia 11 com muita segurança e no dia 12 de abril vamos ter uma grande festa cívica com muitas inaugurações e entrega de equipamentos para a população da nossa cidade. Ainda nos dias 13 e 14 vamos ter programação cultural”, informou.

Inaugurações

Na quinta-feira, 12 de abril, data do aniversário, a festa inicia às 5h da manhã com uma grande alvorada de fogos. Às 7h tem o tradicional Hasteamento das Bandeiras e em seguida a missa solene.  Logo após o ato religioso vai ter uma série de inaugurações começando pelo Caps AD3 e a Unidade de Acolhimento; em seguida a reforma do Matadouro Público; Restauração do Memorial Calabar; reforma do prédio da Secretaria de Educação; calçamento da Rua do Oiti; Restaurações da Praça do Marco Zero; e entrega de vários veículos e a doação de 192 terrenos.

No dia 12 de abril ainda vai ter uma grande programação esportiva e de lazer com uma intensa programação. Além disso, vai ter apresentação de Zé Glauco do Forró, às 14h na Feira Multissetorial. Dia 13 de abril, o Circuito Alagoano de Teatro de Rua desembarca em Porto Calvo e promete encantar o público portocalvense.

Às 20h, na Praça Sagrada Família, no bairro Mangazala, o público vai poder curtir o espetáculo Cenas Clownssicas. No dia 14 de abril, à noite, depois da missa na Igreja Matriz vai ter o grandioso espetáculo A Mulher Braba.

Um pouco de história

O chamado povoado Nossa Senhora da Apresentação já era habitado por nativos quando Cristóvão Lins chegou em 1575, ao colonizador é atribuída a fundação da atual Porto Calvo. O povoado foi elevado a vila em 12 de abril de 1636. O histórico município foi palco sangrento de batalhas entre portugueses, holandeses e nativos.

Com a descoberta do Fortim Bass, na Ilha do Guedes em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) classificou a cidade como a maior referência do Período Holandês no Brasil. Porto Calvo tem grandes personagens ilustres na história do país como: Domingos Fernandes Calabar, Zumbi dos Palmares e Guedes de Miranda.

 

Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *