O vinho mais caro do mundo é espanhol de 25 mil euros
   18 de dezembro de 2017   │     11:05  │  0

 

 

O vinho mais caro do mundo é espanhol e custa 25 mil euros uma garrafa. Trata-se do AurumRed produzido na região espanhola de Cuenca e apenas chegam ao mercado 150 garrafas da série ouro.

O vinho é submetido a técnicas de ozono e produzido desde 2009 em Las Pedroñeras (Cuenca), a partir de 250 videiras centenárias das castas Cencibel ou Tempranillo (conhecidas como Aragonez ou Tinta Roriz), Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, o enólogo Hilário Garcia garante que o AurumRed “é um vinho único, diferente, emocional e com a garantia de que nunca estará avinagrado quando for aberto, mesmo ao fim de vários anos”.

O segredo parece estar no recurso ao ozono. “Comprovei que se podiam aplicar este tipo de técnicas, usadas para o tratamento de doenças ou em aplicações veterinárias, nas plantas e nas vinhas para controlar as pragas”, explica Hilário Garcia.

Da série ouro são produzidas apenas 300 garrafas a 25 mil euros cada, com Hilário Garcia a revelar que é o mercado a definir esse preço. Prova disso, indica o enólogo, é que nos EUA estão à venda por 45 mil dólares (mais de 38 mil euros).

Só metade daquela produção chega ao mercado, com as restantes 150 garrafas a serem guardadas. No caso da série prata, a produção é de 6000 garrafas a 1200 euros cada uma. Há garrafas de vinho que foram vendidas a preços mais altos, mas em leilão.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *