BRK identifica 1.500 imóveis que jogam dejetos nas galerias pluviais e entre eles hotéis e pousadas
   6 de dezembro de 2022   │     8:35  │  0

Após seis meses, Programa Saneamento a Limpo já visitou mais de seis mil imóveis localizados em bairros litorâneos; confira ranking das categorias com maior número de irregularidades

Mais de 1500 imóveis localizados na parte baixa de Maceió, entre residências, restaurantes, hotéis, casas de show, instituições de ensino, hospitais e até prédios públicos, já foram identificados pela BRK com irregularidades nas ligações de esgoto. As vistorias fazem parte do Programa Saneamento a Limpo, que busca mapear e corrigir conexões indevidas no sistema de esgotamento sanitário, muitas vezes realizadas sem o conhecimento dos próprios moradores.

Promovido pela BRK com o apoio dos órgãos fiscalizadores, o programa conta com ações de conscientização realizadas porta a porta, vistorias técnicas e testes de corante biodegradável para identificar se os efluentes gerados nos imóveis estão sendo destinados corretamente à rede coletora de esgoto. Somente em Maceió, primeira das 13 cidades da Região Metropolitana a ser contemplada com o programa, serão vistoriadas 56 mil ligações em um período de 24 meses.

Desde o início das ações, em março deste ano, até o fim do mês de setembro, as equipes visitaram mais de seis mil imóveis nos bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá e Centro. Desse quantitativo, mais de três mil precisaram passar por inspeção para o diagnóstico de possíveis irregularidades. O mapeamento segue em andamento, com visitas e vistorias já programadas nas regiões do Trapiche, Prado, Pontal da Barra e Poço.

Segundo Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas, o resultado parcial desse diagnóstico aponta uma realidade desafiadora. “A alta incidência de irregularidades constatadas em Maceió prejudica consideravelmente o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Nosso maior desafio para a prestação de serviços de qualidade é, sem dúvidas, a conscientização da sociedade, que tem papel fundamental no saneamento. Prova disso é que a maioria dos casos identificados não são de conhecimento dos próprios moradores”, destacou.

As principais irregularidades identificadas nas vistorias foram caixas de gordura sem manutenção, presença de água de chuva, piscina ou rebaixamento de lençol freático na rede coletora de esgoto, ausência de caixa separadora de água e óleo, imóveis sem sistema de drenagem oleosa e água servida a céu aberto.

Nos casos em que a irregularidade compromete o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário operado pela empresa, a exemplo de lançamentos de água da chuva ou de rebaixamento de lençol freático na rede de esgoto, a concessionária emite um Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI). Destinado ao cliente, o documento comunica sobre a situação encontrada no imóvel e determina prazos para a apresentação da defesa, com possível aplicação de multa, e as adequações necessárias.

Já nos casos em que a irregularidade é identificada em sistemas que não são operados pela BRK, como lançamento de esgoto no sistema de drenagem de água pluvial, a concessionária realizará a comunicação junto aos órgãos fiscalizadores para a regularização das situações e demais providências cabíveis. A consolidação desse amplo diagnóstico está em andamento.

Confira abaixo o ranking das categorias de imóveis com maior número de irregularidades:

  1. Residências (1056 imóveis)
  2. Lojas em geral (216 imóveis)
  3. Bares, restaurantes e similares (76 imóveis)
  4. Hotéis, pousadas, albergues, pensionatos e similares (74 imóveis)
  5. Lanchonetes, padarias e similares (37 imóveis)
  6. Hipermercados, supermercados, mercados, açougues e similares (27 imóveis)
  7. Clínicas, hospitais, petshops, farmácias e similares (26 imóveis)
  8. Instituições de ensino (25 imóveis)
  9. Cinemas, teatros, casas de show e similares (16 imóveis)
  10. Postos de gasolina, lava jato, oficinas mecânicas e similares (12 imóveis)

FONTE: SITE BRK

FOTOS: SITE E Texto: Bárbara Pacheco

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *