Pilotos trocam socos durante voo
   31 de agosto de 2022   │     20:38  │  0

Socos no cockpit, deixando um motor com vazamento funcionando enquanto cruzava a África — Os pilotos da Air France estão sob escrutínio após incidentes que levaram os investigadores franceses a pedirem protocolos de segurança mais rígidos.

Dois pilotos da Air France foram suspensos após brigarem fisicamente no cockpit em um voo Genebra-Paris em junho, disse um funcionário da Air France no domingo. O voo continuou e pousou em segurança, e a disputa não afetou o restante do voo, disse o funcionário, enfatizando o compromisso da companhia aérea com a segurança.

O jornal francês La Tribune informou que o piloto e o co-piloto tiveram uma briga logo após a decolagem, e se agarraram pelo colarinho depois que um aparentemente atingiu o outro. A tripulação de cabine interveio e um membro da tripulação passou o voo na cabine com os pilotos, segundo o relatório.

As notícias da luta surgiram depois que a agência de investigação aérea da França, BEA, divulgou um relatório na quarta-feira dizendo que alguns pilotos da Air France não têm rigor no respeito aos procedimentos durante incidentes de segurança.

Ele se concentrou em um vazamento de combustível em um voo da Air France de Brazzaville, na República do Congo, para Paris em dezembro de 2020, quando os pilotos redirecionaram o avião, mas não cortaram a energia do motor ou pousaram o mais rápido possível, conforme o procedimento de vazamento exige. O avião pousou com segurança no Chade, mas o relatório da BEA alertou que o motor poderia ter pegado fogo.

Mencionou três casos semelhantes entre 2017 e 2022 e disse que alguns pilotos estão agindo com base em sua própria análise da situação, em vez de protocolos de segurança.

A Air France disse que está realizando uma auditoria de segurança em resposta. Comprometeu-se a seguir as recomendações do BEA, que incluem permitir que os pilotos estudem seus voos posteriormente e tornar os manuais de treinamento mais rigorosos sobre o cumprimento do procedimento.

A companhia aérea observou que realiza milhares de voos diariamente e o relatório menciona apenas quatro desses incidentes de segurança.
Os sindicatos de pilotos da Air France insistiram que a segurança é primordial para todos os pilotos e defenderam as ações dos pilotos durante situações de emergência.

O BEA também investigou um incidente em abril envolvendo um voo da Air France do Aeroporto JFK de Nova York que teve problemas de controle de voo na aproximação de seu pouso em Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *