MTur, Embratur e Clia Brasil avaliam perspectivas de cruzeiros no país
   29 de julho de 2022   │     7:30  │  0

 

Os perspectivas do mercado de cruzeiros aquaviários no Brasil foram o assunto de reunião realizada, essa semana, em Brasília (DF), entre o ministro do Turismo, Carlos Brito; o presidente da Embratur, Silvio Nascimento; e o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, além de diretores de grandes operadoras que atuam no país.

Representantes do segmento expuseram o potencial de ampliação do mercado nacional de cruzeiros, que desempenha importante papel na atração de investimentos e turistas ao Brasil. A pauta também envolveu possíveis parcerias entre a Embratur e empresas de cruzeiros para a promoção de destinos nacionais, com vistas a reforçar a chegada de visitantes ao país.

Os operadores do segmento apresentaram, ainda, pontos a serem trabalhados no sentido de aprimorar ainda mais o desempenho da atividade no Brasil. A lista inclui ações como a melhoria das condições de embarque e desembarque de passageiros e aperfeiçoamentos no regramento tributário aplicado ao segmento.

PANORAMA – A temporada de cruzeiros 2022/2023 tem a previsão de movimentar R$ 3,3 bilhões e gerar cerca de 43 mil empregos no Brasil. De 29 de outubro a 20 de abril, 8 navios devem realizar 160 roteiros, ofertando mais de 674 mil leitos. As oito embarcações que participarão da temporada partirão de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com 486 escalas em 17 destinos.

Além das embarcações de cabotagem (navegação entre portos marítimos sem se afastar da costa), 35 navios de longo curso – que partem de destinos internacionais e param no Brasil – vão percorrer águas nacionais. De 7 de outubro a 17 de maio, estão previstas 309 escalas em 45 destinos de 15 estados, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Foto: MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *