Uso do combustível sustentável na aviação cresceu
   28 de junho de 2022   │     15:28  │  0

O combustível de aviação sustentável (SAF) representou apenas 0,1% do combustível global de jatos em 2021. Mas a IATA projeta um aumento de produção de 50 vezes até 2025.

A aviação é responsável por aproximadamente 2,5% das emissões globais, e a indústria aérea se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero até 2050. Aumentar a produção e o uso da SAF é fundamental para que as companhias aéreas cumpram essa promessa. A IATA projeta que 65% das reduções de emissões virão da substituição do combustível a jato à base de querosene por SAF.

No ano passado, apenas 33 milhões de galões de SAF foram produzidos globalmente, de acordo com o grupo comercial. Mas, explicou Sebastian Mikosz, vice-presidente sênior de sustentabilidade da IATA, 61 instalações de produção da SAF estão agora em planejamento ou construção em todo o mundo. Dez ou mais dessas usinas podem estar operacionais até 2025, produzindo um conjunto de 1,3 bilhão de litros de SAF anualmente. As companhias aéreas, acrescentou Mikosz, comprometeram-se a US$ 17 bilhões em compras de SAF, uma vez que o fornecimento está disponível.

No entanto, muito mais progressos precisam ser feitos. A IATA diz que pelo menos 118 bilhões de litros de SAF devem ser produzidos até 2050 se a indústria aérea alcançar emissões líquidas zero. E a Casa Branca estabeleceu uma meta de 3 bilhões de litros de produção doméstica de combustível sustentável até 2030.

Walsh pediu às grandes companhias petrolíferas que tomem medidas rápidas sobre a produção de SAF. Mas ele também disse que está confiante de que os produtores multinacionais de energia eventualmente intensificarão.

“A pressão sobre os produtores de petróleo para produzir combustível alternativo será intensa. Eles não terão opção”, disse Walsh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *