Tragédia de Brumadinho é tema de exposição artística em Munique, na Alemanha
   27 de junho de 2022   │     14:39  │  0

Evento de abertura conta com a participação do escritório de advocacia PGMBM, que representa vítimas em processo contra a TÜV SÜD nos tribunais alemães

Em uma mistura de homenagem e manifesto, as artistas mineiras Isadora Canela, Lis Haddad, e Thaís Machado criam a exposição Over (The) Mine, que convida o público a refletir sobre as profundezas obscuras da mineração, e a partir daí, redesenhar os mapas de destruição para abrir espaços para outras realidades.

As artistas foram convidadas pelo município de Munique, na Alemanha, em parceria com a Akademie der Bildenden der Kunste, para o programa de residência Artist In Residence Munich. Desenvolvidas especificamente para Munique, as obras chegam ao público a partir de amanhã (25), na cidade onde acontece o julgamento de um dos desastres humanos e ambientais mais graves da história recente.

A exposição, que vai até o dia 28 de junho, inicia todos os dias às 12h28 (horário local de Munique) e, horário em que a barragem de Brumadinho se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019. Ela fica aberta para a visitação até as 20h de cada dia.
Escritório PGMBM, que representa vítimas do desastre, participa da abertura

Convidado pelas artistas, o escritório de advocacia internacional PGMBM participará da abertura da exposição. Na palestra marcada para as 15h30 de amanhã (25), a advogada Bruna Ficklscherer falará sobre o caso contra a empresa TÜV SÜD, que certificou a segurança da barragem que se rompeu. O PGMBM atualmente representa vítimas de desastres humanitários e ambientais, incluindo os rompimentos da

s barragens de Mariana e Brumadinho, nas cortes inglesa e alemã, respectivamente. Também representa clientes contra a gigante norueguesa do alumínio Norsk Hydro, no Caso de Barcarena; e contra a Braskem, no caso do afundamento do solo em Maceió, ambos na corte holandesa.
Bruna Ficklschereradvogada sênior do PGMBM, é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e possui dois mestrados em Direitos Humanos e Processo Civil. Atuou como advogada nos principais escritórios de advocacia do Brasil, lidando com os principais bancos e organizações em direito tributário. Ao longo do seu tempo no país, ganhou experiência fundamental trabalhando com um desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, beneficiando-se da prática de Direito Civil e Direito Processual Civil, prestando consultoria em julgamentos de ações coletivas.

Bruna ensinou Direito Civil e Direito Processual Civil no curso preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, antes de se mudar para Londres para ampliar seu portfólio internacional.

Brumadinho

O rompimento da barragem no Córrego do Feijão, no município mineiro de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, liberou cerca de 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foi o segundo desastre humanitário e ambiental significativo que ocorreu no Brasil em menos de cinco anos, e resultou na morte de 270 pessoas. Em um caso histórico, o escritório de advocacia global PGMBM representa as vítimas em ação contra a empresa alemã TÜV SÜD, que certificou a segurança da barragem antes do rompimento.
 anexo 1

Com a palavra, as artistas:

“Em inglês, a palavra Mine pode ser traduzida tanto como espaço de extração mineral quanto como pronome possessivo. Como território explorado e também como uma materialização do self, “Mine” é o centro de uma estrutura capitalista e seus padrões.

Que a ideia egoísta do que é “meu” mude. Que o futuro de ontem possa superar as paisagens dolorosas.
Em 2019 na cidade de Brumadinho, Brasil, uma barragem de minério se rompeu, matando 272 pessoas e quilômetros de fauna e flora. A empresa que garantiu a segurança da barragem é sediada em Munique e nega judicialmente sua responsabilidade.

Além disso, grandes bancos alemães investem atualmente em mineradoras que estão diretamente envolvidas em conflitos ambientais e humanos no Brasil.

Neste contexto, a exposição é também um alerta e um apelo à ação, afinal, apesar das distâncias físicas e simbólicas, as decisões tomadas por países europeus atualizam a era colonialista afetando diretamente outros territórios. Mas não esperem encontrar lama, este é o vestígio de estruturas de poder desmoronadas. A exposição convida o público a ser aliado e semear novas paisagens possíveis.”

 

Serviço: Abertura da exposição Over (The) Mine

Data: 25 de junho de 2022

Hora (horário local de Munique): 12:28 – abertura

15h30 – conversa com PGMBM, escritório representante das vítimas de Brumadinho no julgamento em Munique

Local: Ebenböckstraße 11 – 81241 Pasing – Munich

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *